Queens of the Stone Age anuncia álbum ao vivo gravado nas Catacumbas de Paris
Banda lançará em junho o aguardado material audiovisual que foi filmado em 2024 no ossuário subterrâneo da capital francesa
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
O Queens of the Stone Age anunciou o lançamento do aguardado Alive in the Catacombs, material audiovisual que traz a banda se apresentando nas Catacumbas de Paris, na França.
A obra estará disponível no próprio site oficial da banda a partir do dia 5 de junho. Além do filme, também será lançado um álbum apenas com o áudio da apresentação, mas ainda sem data prevista.
O material foi gravado e filmado em julho de 2024, pouco antes do líder Josh Homme ser submetido a uma cirurgia de emergência que levou ao cancelamento de vários shows do grupo no verão europeu.
O Queens of the Stone Age foi a primeira banda autorizada a tocar nas Catacumbas de Paris, um ossuário com mais de 300 quilômetros de extensão no subterrâneo da capital francesa. Lá estão depositadas ossadas e restos mortais de milhões de pessoas ao longo dos séculos, o que levou Homme a brincar: “É o maior público para o qual já tocamos”.

Hélène Furminieux, responsável pela conservação do ossuário, disse no material de divulgação:
“As Catacumbas de Paris são um terreno fértil para a imaginação. É importante para nós que os artistas se apropriem desse universo e ofereçam uma interpretação sensível dele. Ir para o subterrâneo e confrontar reflexões sobre a morte pode ser uma experiência profundamente intensa. Josh (Homme) parece ter sentido em seu corpo e alma todo o potencial deste lugar. As gravações ressoam perfeitamente com o mistério, a história e uma certa introspecção, notavelmente perceptível no uso sutil do silêncio dentro das Catacumbas.”
Assista a uma prévia clicando aqui.
A saúde de Josh Homme
Além da cirurgia emergencial realizada em 2024, Josh Homme precisou lidar com um câncer diagnosticado em 2022. No entanto, o líder do QOTSA afirmou em 2023, à televisão britânica ITV News (via site Igor Miranda), que estava curado.
À época em que revelou estar em tratamento, Homme não especificou o local do câncer. Apenas contou ter sido submetido a uma cirurgia.
Queens of the Stone Age e Alive in the Catacombs
Sobre o conteúdo de Alive in the Catacombs, o repertório promete passar por diversas fases da banda. Josh Homme ressaltou a abordagem minimalista que o local deu às músicas, algumas delas em versões completamente acústicas:
“Somos tão despojados porque aquele lugar é tão despojado, o que torna a música tão despojada, o que torna as letras tão despojadas… Seria ridículo tentar tocar rock lá. Todas essas decisões foram tomadas por aquele espaço. Aquele espaço dita tudo; ele está no comando. Você faz o que te mandam quando está lá.”
+++ LEIA MAIS: A 1ª aparição de Josh Homme desde cirurgia emergencial e shows cancelados
+++ LEIA MAIS: O único “problema” do Queens of the Stone Age, segundo Josh Homme
+++ LEIA MAIS: Os itens mais bizarros que Josh Homme colocou em lista de exigência