MISTÉRIO

Quem é a Sally de ‘Don’t Look Back in Anger’, do Oasis

Um dos maiores hits da banda, canção do disco (What’s the Story) Morning Glory? traz personagem misteriosa em refrão poderoso

Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda

Noel Gallagher no clipe de "Don't Look Back in Anger", do Oasis
Noel Gallagher no clipe de "Don't Look Back in Anger", do Oasis - Foto: reprodução / YouTube

“Don’t Look Back in Anger” costuma disputar com “Wonderwall” o posto de maior hit do Oasis. Ambas definiram a assinatura da banda nos anos 1990 e, preferências à parte, levaram o álbum (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995, a ser um dos mais aclamados do britpop e da década em questão.

Uma dúvida, no entanto, sempre pairou na cabeça dos fãs, pelo menos os mais curiosos: quem é a Sally, presente no refrão “And so, Sally can wait / She knows it’s too late…”, de “Don’t Look Back in Anger”.

A verdade é que nem Noel Gallagher, autor da canção, tem a resposta. O guitarrista e principal compositor do Oasis já foi questionado a respeito e não conseguiu oferecer uma solução para a o mistério.

Noel Gallagher, guitarrista do Oasis
Noel Gallagher, guitarrista do Oasis – Foto: David M. Benett / Dave Benett /Getty Images for Trafalgar Releasing

 

Em uma entrevista de 2006 à Reuters (via Superinteressante), o mais velho dos irmãos Gallagher admitiu:

“Eu ainda não sei quem é essa garota Sally. Eu escrevi aquilo e não sei o que significa, mas por alguma razão, para os fãs parece que isso importa mais que o mundo.”

Talvez Noel não saiba a resposta porque realmente não exista uma. O próprio músico, aliás, já disse algo nesse sentido em outras ocasiões.

A origem do nome “Sally” em “Don’t Look Back in Anger”, do Oasis

Ao comentar o processo de composição de “Don’t Look Back in Anger”, ele revelou que “Sally” não remete a ninguém em particular. O nome foi sugerido aleatoriamente pelo irmão mais novo, Liam Gallagher.

Na compilação de vídeos Time Flies: 1994-2009 (via Music Radar), Noel conta:

“Eu estava fazendo o rascunho de ‘Don’t Look Back in Anger’ em uma passagem de som em nosso primeiro show em uma arena em Sheffield. Liam apareceu e perguntou: ‘Quem é Sally?’ Eu fiquei tipo: ‘Não sei do que você está falando’. Ele disse: ‘É isso que você está cantando?,’So Sally can wait?’. E eu: ‘Não, não é… mas agora é – boa! ideia’.”

Outra interpretação de Noel Gallagher

A letra ficou exatamente desta forma, e o refrão não só pegou como se tornou um dos mais poderosos da história do rock. “Don’t Look Back in Anger” é música obrigatória no repertório do Oasis, que voltou a se apresentar ao vivo em 2025 após hiato de 16 anos.

À NPR, Noel deu mais uma interpretação para a canção, seja lá quem for Sally:

“Sally está metaforicamente vendo o diário de sua vida passar, e ela está pensando: ‘Sabe de uma coisa, eu não me arrependo’. Ela está brindando a isso, então se torna uma canção de celebração. E agora, é como um hino.”

Oasis no Brasil

A turnê de reunião do Oasis, Oasis Live ’25 Tour, começou em 4 de julho na cidade de Cardiff, no País de Gales, e também percorre locais como Inglaterra, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, México, Japão e outros.

Em novembro, os irmãos Gallagher desembarcam na América do Sul. No Brasil, eles tocarão duas vezes em São Paulo, nos dias 22/11 e 23/11, no Morumbis.

+++ LEIA MAIS: Por que fotógrafos estão boicotando a turnê de reunião do Oasis
+++ LEIA MAIS: O ícone do metal que fez questão de assistir à volta do Oasis
+++ LEIA MAIS: Quanto tempo em média fãs ficarão no celular em shows do Oasis, segundo estudo

TAGS: Liam Gallagher, Noel Gallagher, Oasis