Quem é o ‘terrorista emocional’ sobre quem Rosalía canta em ‘La Perla’?
‘A decepção local, um serial killer de corações nacional’, canta a estrela espanhola
Tomás Mier, Rolling Stone EUA
Os suaves acordes de guitarra que abrem “La Perla” oferecem um contraste com a letra sem papas na língua que inicia a faixa de destaque do álbum Lux. “Olá, ladrão de paz”, canta Rosalía, quase com timidez, apontando para o seu alvo logo na primeira linha.
A orquestra de cordas cresce enquanto Rosalía canta para um ex-amante — “um playboy“, “um narcisista”, “um encantador” — que “gasta dinheiro que tem e que não tem”, e ocupa o primeiro lugar no “pódio da desilusão”, que conquistou um “monumento à desonestidade”.
“A decepção local, um serial killer de corações nacional/Um terrorista emocional, o maior desastre do mundo”, ela canta. “Ele é uma pérola, ninguém confia nele/Ele é uma pérola, alguém com quem se deve ter muito cuidado”.
Mas sobre quem é a canção?
Parecem haver duas possibilidades reais sobre quem “La Perla” pode ser — mas a maioria dos fãs pensa que é Rauw Alejandro, o galã porto-riquenho e estrela do reggaeton, com quem Rosalía namorou de 2021 a 2023. Juntos, eles lançaram um projeto colaborativo intitulado RR, inspirado pelo amor que sentiam, e Rosalía chegou a fazer uma tatuagem com o primeiro nome dele sob o seio esquerdo. Ela faz referência à tatuagem em “Focu ‘Ranni”, outra faixa de Lux, cantando: “Tenho o teu nome nas costelas, mas as tuas iniciais nunca estiveram no meu coração”.
O término foi noticiado por toda a mídia e tabloides, e foi repleto de demonstrações públicas e provocações musicais. Pouco depois da separação, Alejandro lançou uma canção intitulada “Hayami Hana”, na qual ele insistia que a infidelidade nunca foi a razão para o rompimento, e derramou elogios a Rosalía. E houve o Grammy Latino de 2023, alguns meses depois, onde ele subiu ao palco — no país natal de Rosalía, a Espanha, nada menos — para fazer um cover da canção de desgosto de Laura Pausini, “Se Fue”, que compara o fim de um relacionamento a uma tempestade poderosa que o arruinou. “O sorriso de conto de fadas dela se foi / O mel doce que eu provava nos lábios dela se foi”, ele cantou.
Mas voltando a “La Perla” de Rosalía: “Depois de um verso poderoso de Yahritza, do Yahritza y Su Esencia, sobre a necessidade de um psiquiatra para este homem misterioso, Rosalía se junta com uma linha falada e cantada, onde descreve como seu ex narcisista veria ser chamado de ícone como uma “narrativa reducionista”. Ela então canta: “Lealdade e fidelidade/São uma linguagem que ele jamais entenderá/A obra-prima dele, sua coleção de sutiãs”. Além das habilidades de Rauw Alejandro em pegar sutiãs em shows, o reggaetonero ainda tem uma música com Daddy Yankee intitulada “Panties y Brasieres” em seu álbum Saturno.
Rauw pode ser a resposta óbvia, mas se você perguntar a qualquer connoisseur da vida amorosa de Rosalía, o outro possível assunto da música poderia ser o ator de The Bear, Jeremy Allen White. Os dois levantaram rumores de namoro depois de serem vistos juntos no ano seguinte ao rompimento dela com Alejandro. White usou um broche de rosa no Critics’ Choice Awards em janeiro de 2024, o que muitos fãs interpretaram como uma referência à cantora. No entanto, eles parecem ter se separado mais tarde no ano, quando Allen se retirou da vista do público para interpretar Bruce Springsteen na cinebiografia Deliver Me From Nowhere. Não temos informações sobre a coleção de sutiãs de White, no entanto.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Tomás Mier, no dia 7 de novembro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Todos os diferente idiomas que Rosalía canta em ‘Lux’
+++ LEIA MAIS: Rosalía quebra todas as convenções do pop em ‘Lux’ e mostra que, para disco bom, não há receita pronta