Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Edi Rock comentou que Racionais MC's querem 'manter uma qualidade e fidelidade' ao que o grupo representa
Apesar de ter poucos detalhes divulgados, o quinto disco de estúdio dos Racionais MC's foi citado pelos integrantes do icônico grupo de rap em algumas ocasiões. Após KL Jay estimar lançamento para "meados de 2024" e Ice Blue revelar parcerias com Seu Jorge, Ed Motta, Hariel e mais, Edi Rock opinou como o álbum "vai ser um dos nossos melhores trabalhos."
Vale lembrar como o disco em questão é sucessor de Cores & Valores, lançado há 10 anos com músicas como "Preto Zica," "Você Me Deve" e "Quanto Vale o Show." Durante entrevista à Rolling Stone Brasil no evento de lançamento de Origens 3 - O Show, lançado nesta sexta, 20, pela Som Livre, Edi Rock explicou a dedicação pelo projeto.
+++LEIA MAIS: ‘Rap é minha mãe adotiva e meu pai adotivo’, diz Edi Rock, dos Racionais
“Trabalhamos 24×48 no disco. Então é atenção no foco. O olhar é totalmente para o disco nesse momento," disse. "Vou para o estúdio todo santo dia, bater cartão e trabalhar virando noite para conseguir trazer uma qualidade boa, manter uma qualidade e fidelidade ao que o Racionais e o rap representam aos nossos fãs, amigos, nossa gangue e família. Esse vai ser um dos nossos melhores trabalhos."
Em 2024, Racionais MC's se preparam para realizar os únicos dois shows em São Paulo no ano, no Espaço Unimed, nos dias 22 e 29 de novembro. As apresentações fazem parte da quarta edição da Boogie Week, festival idealizado por Eliane Dias voltado à potência negra.
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Rock in Rio: Travis Scott fez show mais alto do festival até agora; veja lista
"O que é, o que é? / Clara e salgada, / Cabe em um olho e pesa uma tonelada." Assim começa "Jesus Chorou," um dos grandes sucessos dos Racionais MC's, lendário grupo de rap brasileiro formado por Ice Blue, KL Jay, Mano Brown e Edi Rock. Mas, afinal, como os artistas criaram esta icônica canção, presente no disco Nada como um Dia após o Outro Dia (2002).
+++LEIA MAIS: Boogie Week: Tudo que sabemos sobre evento que acaba com show dos Racionais
Em vídeo resgatado pelo Rap Mais, KL Jay aparecia em um show e contava a história do processo criativo da faixa composta por Brown. O artista criou a base do beat por meio de um sample de "Free at Last," canção de Al Green que faz parte do álbum Livin' for You (1973).
O DJ teve contato com a música quando olhava diversos vinis, quando encontrou Livin' for You. Logo na terceira faixa, ele já se interessou pela sonoridade de "Free at Last" e levou o LP para casa, onde sampleou na MPC.
+++LEIA MAIS: Racionais MC's devem lançar álbum em 2024, segundo KL Jay
"Fiquei ouvindo durante duas horas," relembrou o artista. "Ouvi a música na sala, na cozinha. [Minha mãe] estava na cozinha fazendo comida e ficou quietinha, porque sabia, intuitivamente, o que eu estava fazendo. Ela falou nada."
Eu ficava ouvindo na cozinha, no quarto, na sala, na rua e no banheiro para ver se soava bem, se a repetição de sample não cansava. Fiquei ouvindo.
Após construir a batida inicial com sample, KL Jay ligou para Mano Brown: "Mostrei e ele falou assim, daquele jeitão: 'Som louco, hein... louco. Manda para mim que vou colocar o beat.'" Um mês depois, o cantor mostrou "Jesus Chorou" para o DJ.
Ele cantou pelo telefone para mim. Falei: 'Brown, cê é louco, mano!' Aí a gente fez um dos raps mais cabulosos do Brasil, cara.
Por fim, KL Jay aproveitou para exaltar a cultura do hip hop. "Essa é a grandeza do hip hop. Hip hop é ancestral, afrofuturista, pan-africanista. Não é movimento, é cultura. Se fosse movimento já tinha acabado. A cultura que vai durar por mais 100/200 anos!", celebrou. Assista abaixo:
🚨KL Jay revela como foi o processo de criação da clássica música “Jesus Chorou” do Racionais MC’s pic.twitter.com/nhClevGeFS
— Rap Mais (@RapMais) August 22, 2024
+++LEIA MAIS: Racionais MC's: Próximo álbum terá Seu Jorge, Ed Motta, Hariel e mais