AGUARDADO

Radiohead volta aos palcos após 7 anos: turnê europeia confirmada para 2025

Banda de Thom Yorke fará 20 shows em 5 cidades, incluindo residência de quatro noites no O2 Arena de Londres – América do Sul ainda está de fora

Daniela Swidrak (@newtango)

Radiohead
Radiohead - Foto: Tom Sheehan

Depois de sete anos longe dos palcos, o Radiohead finalmente quebrou o silêncio. A banda anunciou oficialmente sua volta com uma turnê europeia para novembro e dezembro de 2025, marcando o fim de um dos hiatos mais longos da carreira do grupo de Oxford.

Serão 20 shows em cinco cidades: Madrid, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim. A turnê segue um padrão peculiar, com quatro apresentações em cada cidade.

“No ano passado, nos reunimos para ensaiar, só pela diversão. Após uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se alojou profundamente dentro de nós cinco”, revelou o baterista Philip Selway.

A última apresentação do Radiohead aconteceu em 1º de agosto de 2018, no Wells Fargo Center, na Filadélfia, encerrando a turnê de A Moon Shaped Pool – álbum lançado em 2016 que até hoje não ganhou um sucessor oficial. Foram sete anos de projetos paralelos, com Thom Yorke focado no The Smile ao lado de Jonny Greenwood, enquanto os demais membros exploraram trabalhos solo.

O sistema de ingressos será exclusivo através do site oficial da banda, com registro obrigatório entre sexta-feira (5) e domingo (7) de setembro. A venda acontece no dia 12 de setembro, usando códigos únicos, método para evitar cambistas e manter o controle sobre quem vai aos shows.

Para os fãs brasileiros, a ausência da América do Sul no roteiro é frustrante, mas não inesperada. O grupo sempre foi seletivo com suas turnês, priorizando mercados europeus e norte-americanos. A última vez que estiveram no Brasil foi em 2018, também na turnê de A Moon Shaped Pool.

A expectativa agora é dupla: além dos shows ao vivo, existe a esperança de que essa reaproximação da banda resulte em material inédito. Como disse Selway: “Por enquanto, serão apenas esses shows, mas quem sabe aonde isso tudo vai levar”.

Depois de tanto tempo, qualquer movimento do Radiohead vira evento mundial. E com apenas 20 apresentações anunciadas, essas podem ser as únicas chances de ver a banda reunida por um bom tempo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Radiohead (@radiohead)

 

+++ LEIA MAIS: Radiohead: “Let Down” entra no Hot 100 dos EUA após 28 anos

+++ LEIA MAIS: Radiohead lança álbum ao vivo Hail to the Thief Live Recordings 2003-2009

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: colin greenwood, Ed O'Brien, jonny greenwood, philip selway, radiohead, thom yorke, Turnê