Rapper americano plagiou hit de Veigh? Entenda
Brasileiro reagiu nas redes sociais à semelhança entre “Pop Dat Thang” e “Talvez você precise de mim”
Kadu Soares (@soareskaa)
Você provavelmente já ouviu “Talvez você precise de mim”, do Veigh. A sétima faixa se consolidou como um dos grandes destaques de EVOM (2025), álbum de estreia do brasileiro, e conquistou ouvintes imediatamente com sua batida bem característica e diferente do restante do projeto: rápida, forte, groovada, misturando elementos de trap e funk com toque levemente retrô que gruda no ouvido. A produção virou marca registrada do hit e ajudou a impulsionar o sucesso estrondoso do projeto que colocou definitivamente o paulista no topo da cena nacional.
Agora, a música voltou a ser assunto nas redes sociais por um motivo inesperado. O rapper americano DaBaby lançou nesta semana o single “Pop Dat Thang”, do álbum Be More Grateful, que chega na próxima sexta, 30. Bastaram segundos para fãs brasileiros identificarem uma semelhança gritante entre as produções. O beat da nova música do americano traz estrutura rítmica quase idêntica ao hit do Veigh, com bateria, groove e atmosfera sonora extremamente familiares. Confira:
View this post on Instagram
Veigh não deixou passar despercebido (mesmo com sua faixa sendo melhor). O rapper reagiu através dos stories do Instagram repostando a comparação entre as faixas, comentou na publicação oficial de DaBaby anunciando o lançamento e, posteriormente, compartilhou um story com “Talvez você precise de mim” ao fundo. A sequência de posicionamentos deixou claro o recado: na visão do brasileiro, a semelhança vai além de coincidência. Fãs interpretaram as postagens como uma acusação velada de que o americano teria se apropriado da produção sem dar os devidos créditos.

cara, o DABABY copiou o THIAGO VEIGH na tora
viva o trap brasileiro pic.twitter.com/7bUsdqZdyW
— ؘ (@_lilcartier) January 25, 2026
Mas a história tem uma camada adicional que complica a narrativa. Antes de “Talvez você precise de mim” ou “Pop Dat Thang” existirem, Drake já havia testado essa estrutura em “Rich Baby Daddy”, com participações de Sexyy Red e SZA, lançada em For All the Dogs (2023). O hit do canadense trazia exatamente os mesmos elementos rítmicos, bateria groovada e atmosfera que aparecem tanto na faixa do Veigh quanto na do DaBaby. Ou seja, talvez o próprio brasileiro pode ter se inspirado — consciente ou inconscientemente — no trabalho do Drake ao produzir seu hit.
No universo musical, as fronteiras entre sample, interpolação, inspiração e plágio são tênues. Produtores constantemente dialogam com sucessos recentes, pegam elementos que funcionaram e os reinterpretam em novos contextos. Drake pode ter criado uma fórmula vencedora (ou ter se inspirado em outro artista), que tanto Veigh quanto DaBaby identificaram e decidiram explorar em seus próprios trabalhos. Não se trata necessariamente de plágio, mas de como tendências sonoras se propagam e evoluem dentro do gênero.
Veigh e sua assessoria foram procurados pela Rolling Stone Brasil para comentar o caso, mas até o momento desta publicação não obtivemos retorno.
+++LEIA MAIS: Veigh continua ‘vencendo o mundo’ na estreia da EVOM Tour em São Paulo
+++LEIA MAIS: Veigh: ‘Eu venci o mundo. Só de pronunciar isso já te traz uma força’