Responsável por lançar os Red Hot Chili Peppers ao estrelato, Blood Sugar Sex Magik completa 30 anos nesta sexta, 24
Disco responsável por lançar os Red Hot Chili Peppers ao estrelato, Blood Sugar Sex Magik (1991) completou 30 anos nesta sexta, 24 de setembro. O álbum foi o primeiro projeto do grupo com o produtor Rick Rubin e conta com grandes sucessos como “Give It Away,” "Under the Bridge" e mais.
O disco vendeu mais de 13 milhões de cópias ao redor do mundo e alcançou a terceira posição na parada musical da Billboard 200. Pensando nisso, confira quatro fatos curiosos sobre Blood Sugar Sex Magik, segundo a Rolling Stone EUA:
+++ LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers anuncia turnê com John Frusciante em vídeo hilário; assista
Grande parte das faixas de Blood Sugar Sex Magik foram gravadas ao vivo - inclusive os solos de guitarra de John Frusciante. “Muitos dos solos de John são músicas básicas, gravadas ao vivo com o resto da banda,” explicou Flea ao Guitar World .
Ele ainda completou: “A filosofia de John era que ele tocaria um solo apenas duas vezes. Ele tocaria uma vez, e se não gostasse ou nós não gostássemos, ele tocaria de novo - mas de maneira completamente diferente.”
+++ LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers: Produtor chorou ao ver 1º ensaio com John Frusciante
Rick Rubin tinha um bom histórico como produtor e teve uma parceria de sucesso com a banda posteriormente - mas, a princípio, os Red Hot Chili Peppers relutaram em trabalhar com ele no quinto disco do grupo.
“Ele gosta de todas essas bandas negativas como Slayer e Danzig. Os Red Hot Chili Peppers sempre tiveram uma energia totalmente positiva. Nunca vai funcionar. 'Mas então você conhece o cara e vê o quão legal ele realmente é,” revelou Anthony Kiedis à revista BAM.
+++ LEIA MAIS: Nirvana: Por que John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers, não é fã de Nevermind?
Mesmo sendo um grande sucesso da rádio, "Breaking the Girl" era uma canção incomum para o som dos Red Hot Chili Peppers - e foi tocada apenas uma vez na turnê Blood Sugar Sex Magik: em 16 de outubro de 1991. “Nós tentamos tocar ‘Breaking the Girl’ e tudo desmoronou. Mas o resto do show foi bem,” explicou Kiedis (via Rolling Stone EUA).
Kiedis teve um breve relacionamento com Sinéad O’Connor, e ficou desolado quando a compositora irlandesa terminou com ele por uma mensagem na secretária eletrônica. Como forma de superar o término, Kiedis e Frusciante ficaram acordados durante a noite toda escrevendo “I Could Have Lied.”
+++ LEIA MAIS: História do Red Hot Chili Peppers ganhará novo podcast