CHOCOU NA ÉPOCA

Relembre a polêmica de Kanye West e Bianca Censori no Grammy 2025

Na edição do ano passado, Bianca Censori apareceu no tapete vermelho vestindo apenas um tecido transparente

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Relembre a polêmica de Kanye West e Bianca Censori no Grammy 2025 (Jeff Kravitz/FilmMagic)

O Grammy 2026 acontece neste domingo (1º) e um dos momentos mais marcantes da edição do ano passado foi a participação de Kanye West e sua esposa Bianca Censori, quando a modelo apareceu no tapete vermelho vestindo apenas um tecido transparente. O casal deixou a premiação pouco depois, levantando especulações sobre uma possível expulsão, negada por fontes ligadas ao evento.

Kanye West concorria na categoria Melhor Música de Rap por ‘Carnival’, produção em parceria com Ty Dolla Sign. O vencedor na categoria foi o rapper Kendrick Lamar, com a música “Not Like Us”. Fontes ligadas à Variety disseram que West e Censori deixaram o evento por conta própria. “[Eles simplesmente] andaram no tapete, entraram no carro e foram embora”, afirmaram.

No mesmo dia, West publicou diversas fotos com Censori em seu X (antigo Twitter). O casal parecia estar empenhado em reproduzir a capa do disco Vultures 1, em parceria com Ty Dolla $ign. Na arte, Kanye aparece ao lado de Bianca, que está de costas, usando apenas botas longas e um tecido cobrindo parte do corpo.

Prejuízo financeiro

De acordo com informações do Daily Mail, Kanye West perdeu um contrato milionário para dois shows no Tokyo Dome, no Japão. O acordo, estimado em US$ 20 milhões, foi cancelado após patrocinadores e investidores japoneses se posicionarem contra a atitude do rapper e de sua esposa, Bianca Censori.

West havia assinado contrato para dois shows em maio, mas a polêmica fez com que os responsáveis pelos eventos desistissem de seguir com as apresentações. Segundo uma fonte ouvida pela publicação, “Kanye está estragando todas as oportunidades que surgem. A atitude foi vista como algo extremamente inadequado no Japão”.

Reação negativa no Japão

A repercussão da nudez de Bianca Censori foi particularmente negativa no Japão, onde o movimento MeToo tem ganhado força e questões relacionadas ao respeito às mulheres estão cada vez mais em pauta. “O que ele fez foi interpretado como um ato de controle coercitivo, algo completamente inaceitável. Kanye subestimou completamente a tolerância do público japonês para esse tipo de comportamento”, afirmou uma fonte ao Daily Mail.

Além disso, o rapper foi criticado por seu comportamento no evento. Uma leitura labial revelou que Kanye teria dado instruções detalhadas para Censori antes de ela remover a peça de roupa no tapete vermelho. Segundo especialistas, ele disse: “Você está chamando atenção agora… Faça a cena, eu direi que isso faz todo o sentido”.

Banimento de eventos

A polêmica do Grammy 2025 não apenas custou a Kanye West um contrato milionário, mas também gerou pressão para que o casal seja banido de futuros eventos de tapete vermelho. Apresentadores e personalidades públicas nos EUA criticaram duramente a atitude do rapper.

Alyssa Farah Griffin, apresentadora do programa The View, declarou: “Não quero ver Kanye West em mais nenhum tapete vermelho. Esse episódio foi desconfortável para muitas mulheres que assistiram.” Outros nomes do entretenimento expressaram repúdio, incluindo a ex-apresentadora do The View, Meghan McCain, que escreveu em uma postagem: “Kanye West precisa desaparecer de vez. Ele é repugnante e sua esposa parece uma vítima.”

Vencemos o Grammy

Na terça-feira seguinte ao Grammy, West publicou foto de Censori em seu Instagram com a legenda: “Para esclarecer. Minha esposa é a pessoa mais pesquisada no Google no planeta chamado Terra. Vencemos o Grammy“. Ele ainda acrescentou uma captura de tela mostrando o Google Analytics. A publicação foi deletada. De acordo com o jornal The Hollywood Reporter, a expressão “Bianca Censori Grammys” atingiu um pico de pesquisas nos últimos dois dias nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Kanye West adia álbum ‘Bully’ para março

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Bianca Censori, grammy, grammy 2025, Grammy Awards, Kanye West