Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / 2009

Relembre o dia em que o Oasis acabou: 'Certa tristeza e grande alívio'

A banda anunciou nesta terça-feira, 27, uma turnê de retorno para 2025

Redação Publicado em 27/08/2024, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liam e Noel Gallagher (Foto: Divulgação)
Liam e Noel Gallagher (Foto: Divulgação)

O Oasis está de volta! Liam e Noel Gallagher reataram o relacionamento e divulgaram nesta sexta-feira, 27, uma turnê para 2025. Os irmãos devem visitar diversas cidades europeias entre julho e agosto do próximo ano. 

A banda rompeu em 2009. Em abril daquele ano, Noel falou sobre Liam em entrevista à revista Q (via Radio X): "Ele é o homem mais raivoso que você vai conhecer. Ele é como um homem com um garfo em um mundo de sopa". Nas redes sociais, eles também trocavam farpas. Noel chegou a afirmar que "a vida seria melhor sem o Oasis".

+++LEIA MAIS: Oasis no Brasil: Como foi o último show da banda no país?

Poucos meses depois, o grupo — formado também por Andy Bell e Gem Archer — cancelou um show de última hora porque Liam contraiu laringite. A banda deveria subir ao palco do V Festival, em Chelmsford, na Inglaterra. Em uma entrevista feita em 2011, Noel afirmou que, na verdade, o irmão estava de ressaca. Por isso, Liam o processou, mas, após um pedido de desculpas de Noel, a ação foi arquivada. 

No dia 28 de agosto, o grupo participaria do Rock en Seine, na França. O Bloc Party, que se apresentava antes do horário do Oasis, anunciou, no entanto, que o grupo britânico não faria o show. Duas horas depois, Noel declarou por meio do site da banda:

É com certa tristeza e grande alívio... que deixo o Oasis esta noite. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não posso continuar trabalhando com Liam por mais um dia sequer.

Em outro depoimento, dias depois, Noel disse: "Os detalhes não são importantes e são muitos para listar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e física contra mim, minha família, amigos e camaradas se tornou intolerável. E a falta de apoio e compreensão por parte da minha equipe de gerenciamento e dos meus colegas de banda me deixou sem outra opção senão pegar minha capa e buscar novos ares."

Briga nos bastidores

Liam Gallagher refletiu sobre o fim do Oasis e admitiu que a discussão que teve bêbado com o irmão, Noel, não era motivo suficiente para encerrar as atividades da banda, em 2009. Ele chegou a afirmar que poderia passar por cima do ocorrido e ofereceu "enviar uma caixa de chocolates" a Noel para que voltassem a se reunir. 

+++LEIA MAIS: Liam Gallagher afirma que Noel recusou 'muito dinheiro' e não participará da turnê de álbum do Oasis

Em entrevista ao The Sunday Times (via NME), Liam relembrou o ano de 2009, quando ele usou uma das guitarras de Noel "como um machado" nos bastidores de um show em Paris. "Eu amo meu irmão, amo minha família, e toda aquela confusão do Oasis, não havia necessidade, sabe? Talvez alguém possa ficar um pouco irritado durante a turnê. Talvez alguém beba um pouco demais. Mas não precisávamos nos separar por causa disso", disse.