Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Renaissance: Tudo o que sabemos sobre o novo álbum de Beyoncé [LISTA]

Renaissance chega às plataformas digitais em 29 de julho

Redação Publicado em 28/07/2022, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de Renassaince (Foto: Reprodução / Instagram / @beyonce)
Capa de Renassaince (Foto: Reprodução / Instagram / @beyonce)

Após anos de espera, Beyoncé se prepara para uma nova fase na carreira com o lançamento de Renaissance, o primeiro disco em seis anos desde Lemonade (2016). O sétimo álbum de estúdio surge com um lançamento tradicional: foi anunciado há seis semanas em conjunto com uma capa da Vogue e seguido por um single, "Break My Soul"

Ao contrário dos últimos lançamentos de Beyoncé, a cantora investe na indústria musical à moda antiga, para envolver todos os públicos no que promete ser o maior lançamento da cultura pop em 2022. Assim como em cada disco, Renaissance exibe ao mundo mais uma versão da realidade vivida pela musicista, que trilhou uma batalha árdua no ramo.

+++ LEIA MAIS: Beyoncé: Renaissance vaza dois dias antes do lançamento

Para entrar no clima do lançamento de Renaissance, que chegará em todas as plataformas de áudio nesta sexta-feira, 29 de julho, confira tudo o que sabemos sobre o sétimo álbum de Beyoncé:


Quantas canções terãoRenaissance?

O álbum será dividido em diferentes atos, como indicam as artes promocionais lançadas até agora. Act I terá 16 faixas, como indicado pela listagem da Apple Music, onde é possível fazer o pre-save.

Na última quinta-feira, 20 de julho, apresentou os títulos das faixas de Renaissance. O primeiro single “Break My Soul”, foi divulgado em 21 de junho. Confira abaixo:

+++ LEIA MAIS: Com 'Break My Soul', Beyoncé lança o hino das pistas pós-pandemia

Na lista de features já oficializadas estão as faixas "Move", com a cantora jamaicana Grace Jones e a rapper nigeriana Tems, e "Energy", com o rapper Beam


O que esperar das faixas de Renaissance?

Renaissance deve ter faixas country e dance, segundo fontes da Variety. Além do pop e R&B, Beyoncé deve explorar outros territórios.

+++ LEIA MAIS: Renaissance: Disco de Beyoncé tem Drake, Pharrell Williams e mais como compositores


Colaboradores de Renaissance

Beyoncé tomou precauções com a escolha dos colaboradores do próximo disco. Segundo o jornal The Sun, a cantora checou antecedentes de artistas para evitar trabalhar com quem tivesse acusações de abuso.

Entre os colaboradores, temos Ryan Tedder, integrante do One Republic, responsável por diversos hits, incluindo "Halo" e faixas com Adele e Taylor Swift, além de Raphael Saadiq, compositor reconhecido por trabalhos com Mary J. Blige, D’Angelo, Stevie Wonder, John Legend e Andra Day.

+++ LEIA MAIS: Beyoncé checou antecedentes de colaboradores de disco novo para evitar músicos problemáticos

Os compositores de Renaissance contam com nomes de peso como Drake responsável por “Heated” e Pharrell Williams e Skrilllex por “Energy.”Nile Rodgers também aparece na lista como compositor de “Cuff It”, assim como A.G. Cook por “All Up In Your Mind” e BloodPop pela mesma música e por “Pure/Honey”.

Jay-Z também trabalhou novamente com a esposa, sendo creditado como S. Carter por “Alien Superstar,” “Break My Soul” e “America Has A Problem.” A conta @BeyLegion também divulgou que o disco terá samples de músicas de Donna Summer, Giorgio Moroder, James Brown, Teena Marie, Twinkie Clark, Kilo Ali e Moi Renee.

+++ LEIA MAIS: Beyoncé: As 20 músicas mais tocadas da cantora, segundo o Ecad [LISTA]


Processo criativo de Renaissance

No dia 30 de junho, Beyoncé falou sobre o processo de criação do disco após a divulgação da fotografia de capa de Renaissance. O relato, feito através do Instagram, afirma que as composições foram criadas durante o isolamento do período pandêmico.

Criar este álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma fuga durante um período assustador para o mundo. Permitiu que eu me sentisse livre e aventureira em uma época em que poucas outras coisas estavam se movendo.

+++ LEIA MAIS: Beyoncé divulga capa do álbum Renaissance e fala sobre processo criativo: 'Fuga durante tempo assustador'

Beyoncé diz que a intenção de Renaissance é proporcionar ao ouvintes um lugar seguro e acolhedor, longe dos ruídos externos de julgamento, perfeccionismo e ansiedade que vivemos atualmente.

Foi uma bela jornada de exploração. Espero que você encontre alegria nestas músicas. Espero que inspire você a liberar o movimento. Ah! E para se sentir tão único, forte e sexy quanto você.

+++ LEIA MAIS: Renaissance: Beyoncé divulga tracklist do sétimo álbum


Capa de Renaissance

No dia 30 de junho, Beyoncé apresentou a capa de Renaissance. A artista aparece em cima de um cavalo holográfico e vestida por um traje de metal que cobre minuciosamente seu corpo, adaptando-se às curvas do corpo, como uma espécie de esqueleto humano, criando um visual futurístico.

Ao portal Nossa Moda (UOL), o artista norte-americano Nusi Quero revelou o processo de criação e composição da roupa. Para a criação do look de Renaissance, o processo foi completamente diferente do habitual feito por Nusi.

Ao invés de criar a 'arte vestível' em uma impressora 3D, as peças metálicas foram elaboradas a partir do garimpo de objetos na Fashion District, local em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde materiais de moda são vendidos a céu aberto. Nusi conta que realizou diversas visitas ao local, para observar quais objetos iriam garantir a harmonia do visual todo.

+++ LEIA MAIS: Beyoncé lidera ranking de melhores músicas românticas do século; confira lista

"É um sistema. Não é uma única peça", conta sobre o look que possui cristais em sua composição e pesa menos de 500 gramas. "Passei algumas semanas brincando com os materiais e conectando os elementos, como os spikes [de metal], porque uma vez que vai ao corpo precisa ser forte e flexível. Não é uma moda tradicional, não são tecidos".

Depois de alguns testes, encontrei um único sistema que se encaixava em todo o corpo. Levou semanas para concluir e torná-lo ainda melhor para ser vestido.