Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de boicotar sua carreira solo
Guitarrista alega que houve esforço coordenado do cantor e empresários para lhe prejudicar e forçar seu retorno ao Bon Jovi
Pedro Hollanda (@phollanda21)
A relação de Richie Sambora e Jon Bon Jovi está estremecida há algum tempo, mais especificamente desde a saída do guitarrista do Bon Jovi em 2013. Agora, o músico acusou o ex-companheiro, junto com seus empresários, de sabotar sua carreira solo.
Em uma série de postagens no X/Twitter, Sambora respondeu a um fã que comentou sobre seu trabalho fora do grupo, realizado esporadicamente desde o início da década de 1990. O músico respondeu alegando a existência de um esforço coordenado para prejudicar seus álbuns externos.
Ele disse:
“Pessoas ainda não têm ideia que eu canto, componho, escrevo letras, produzo… Decidi deixar a música falar por si, mas não foi uma ideia boa. A maioria dos fãs do Bon Jovi não deram uma chance à minha voz. Só ver as vendas. Eu aceitei isso. É claro que Jon e os empresários mataram meus álbuns para me fazer voltar à nave-mãe…”
People still have no idea I sing write lyrics produce records.. I decided to let the music talk.. not such a bright idea. Most BJ fans didn’t give my voice a chance. It reflects in sales. I’ve accepted it. Of corse Jon and corporate killed my records to get me back to the mother… https://t.co/vu1jb7FVNY
— RICHIE SAMBORA (@TheRealSambora) January 30, 2026
Quando outro fã questionou a acusação e falou que Sambora não podia culpar Jon Bon Jovi por ele falhar ao vender discos sozinho, o guitarrista ofereceu uma explicação mais detalhada. Segundo Richie, as pessoas responsáveis por gerenciar a banda viam os dois como sendo mais valiosos juntos:
“Eu não o culpo. Jon queria que eu estivesse na banda naquela época e os empresários queriam que eu voltasse porque vendíamos muito mais como banda do que qualquer um de nós separadamente… então eu pude estar em uma das maiores bandas do mundo e fazer os discos que eu queria também. Eu teria gostado de ter mais tempo para desenvolver meu trabalho solo, mas meu instinto, cérebro e Deus me disseram por dentro que a música que eu fazia com o Bon Jovi teria a chance de alcançar mais pessoas.”
I don’t. Jon wanted me in the band back then and corporate wanted me back cause we sold a lot more as a band then either of us did separately.. so I was able to be in one of the biggest bands in the world and make the records I wanted to also. I’ve would have liked to have more… https://t.co/2YGRscQTjb
— RICHIE SAMBORA (@TheRealSambora) January 30, 2026
Em outras interações com fãs, Sambora ainda fez alusões ao fato de ter aceitado um retorno ao Bon Jovi que nunca se materializou. O músico também revelou a morte recente de sua mãe e destacou passar por um período de luto, mas expressou que o ocorrido não influenciava suas publicações recentes.
Carreira longe do Bon Jovi
O primeiro álbum solo de Richie Sambora, Stranger in This Town (1991), foi lançado num período no qual o Bon Jovi passava por hiato. O disco teve até certo grau de sucesso, chegando à 36ª posição nas paradas dos Estados Unidos e o 20º lugar no Reino Unido. Todavia, nenhum dos seus singles chegou ao Top 40 de qualquer país exceto Austrália.
Seu segundo trabalho longe do Bon Jovi, Undiscovered Soul (1998), veio durante outra pausa nas atividades do grupo, agora entre 1996 e 1999. Entretanto, não vendeu bem e atingiu apenas a 174ª posição nas paradas americanas.
Demorou até 2012 para Sambora lançar outro álbum, Aftermath of the Lowdown, que saiu pelo selo independente Dangerbird. Em 2013, o guitarrista deixou o Bon Jovi de vez no meio de uma turnê americana, alegando querer passar mais tempo com sua família.
Desde então, a carreira de Richie passou por diferentes fases. O músico formou em 2015 o projeto RSO com a guitarrista Orianthi, sua então namorada. A banda lançou dois EPs e um álbum, Radio Free America (2018), mas não parece estar mais ativa desde que o casal terminou naquele mesmo ano.
Em 2023, Sambora participou da quarta temporada da versão britânica do programa The Masked Singer, terminando na quinta posição. No ano seguinte, 2024, ele começou a lançar uma série de singles, com o mais recente deles, “Born to Rock”, saindo em julho de 2025.
+++ LEIA MAIS: A grande chateação de Jon Bon Jovi a essa altura de sua carreira
+++ LEIA MAIS: Afinal de contas, Richie Sambora voltará ou não para o Bon Jovi?