Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Ação judicial

Rick Astley encerra processo por uso indevido do hit 'Never Gonna Give You Up'; entenda

Yung Gravy teria imitado voz de Rick Astley no single de 2022 'Betty (Get Money)'

Redação Publicado em 28/09/2023, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rick Astley no clipe de 'Never Gonna Give You Up' (Foto: Reprodução/YouTube)
Rick Astley no clipe de 'Never Gonna Give You Up' (Foto: Reprodução/YouTube)

Após meses de batalha judicial, Rick Astley encerrou processo contra o rapper estadunidense Yung Gravy por uso indevido do hit "Never Gonna Give You Up," de 1987, na música "Betty (Get Money)," lançada em 2022.

Segundo informações do Deadline, um advogado de Yung Gravy levou documentos judiciais à Elaine Mandel, juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, na última terça, 26, que mostrava como o caso foi resolvido na sexta, 22. No entanto, ainda não se sabe como foi a resolução do processo - nenhum dos dois artistas se pronunciaram até o momento.

+++LEIA MAIS: "Never Gonna Give You Up" de Rick Astley completa 35 anos; relembre o meme

Entenda o processo de Rick Astley contra Yung Gravy

Em janeiro de 2023, Astley processou Gravy ao alegar como o rapper teria usado vocais dele sem autorização em "Betty (Get Money)."

Segundo a acusação, o rapper e os co-produtores tinham autorização de replicar o instrumental de "Never Gonna Give You Up" e interpolar a melodia do refrão para o refrão de "Betty (Get Money)." Porém, eles não tinham permissão de fazer isso diretamente da música.

+++LEIA MAIS: Foo Fighters convoca Rick Astley para “versão grunge” de “Never Gonna Give You Up” em show

A equipe jurídica de Astley alegou como Yung Gravy trouxe Nick Seeley, responsável por co-produzir a música, para imitar a voz de Astley para "Betty." Como prova, eles usaram um vídeo publicado no Instagram, no qual Seeley supostamente discutia como ele queria que seus vocais "soassem idênticos" à faixa original.

Uma licença para usar a composição musical original subjacente não autoriza o roubo da voz do artista na gravação original. Em vez disso, recorreram ao roubo da voz do Sr. Astley sem licença e sem acordo.