Em 2021, o Rio Music Market aposta em um formato híbrido para debater sobre a indústria da música
Há oito edições, o Rio Music Market reúne profissionais da música para debater sobre a indústria, as novidades ou tendências do setor por meio de palestras, painéis e diversas outras atividades que abrem portas para profissionais e negócios.
Em 2021, o RMK terá um formato híbrido com diversos palcos para atender o público online e presencial. As plataformas de streaming, diversidade de gênero, direitos digitais, NFTs no mercado musical e até sustentabilidade são alguns temas que serão abordados na nona edição.
Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil separou tudo que sabemos sobre o evento de música independente. Confira:
A conferência anual sobre a indústria da música acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2021. Além das transmissão pela internet, o evento contará com apresentações abertas ao público no palco do Teatro Claro Rio.
+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2022: datas, atrações, ingressos, onde é e tudo que você precisa saber
O público pode comprar passaportes para os quatro dias do evento, sendo R$ 120 para a experiência online e R$ 170 para o formato híbrido. A partir do dia 20 de novembro, os valores aumentam e passam a variar entre R$ 150 e R$ 250, conforme o lançamento do último lote.
Evento: Rio Music Market
Data: 6, 7, 8 e 9 de dezembro de 2021
Horários: 10 às 18h
Local: Teatro Claro Rio
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 - Copacabana- Shopping Cidade Copacabana - 2º piso
Ingressos: Link para compra dos ingressos.
+++ LEIA MAIS: Boogarins, Jadsa e mais: Locomotiva Festival anuncia atrações de edição digital; veja
O evento contará com inúmeros profissionais da área, entre eles: Carlos Mills (Presidente da ABMI); Léo Morel (A&R da Tratore); Joe Sparrow (Editor da Music Ally); Jeremy Sirota (CEO da Merlin); Fay Milton (Diretor de Estratégia Criativa da Music Declares Emergency); Michel Nath (Vinil Brasil).
Sujeita à alterações, a programação contará com painéis de tradução simultânea sobre pesquisas do mercado nacional, lançamentos de empresas, comercialização de royalties, empresariamento artístico na era digital, autogestão para artistas independentes e muito mais. Confira as principais atrações a seguir e programação completa no site oficial.
+++ LEIA MAIS: Lollapalooza 2022: datas, atrações, ingressos, onde é e tudo que você precisa saber
20:00-21:30 - Show de Abertura | Homenagem a Sivuca
Local: Palco Principal
Participantes: Mariana Aydar, Pedro Miranda. Direção musical de Cláudia Castelo Branco.
10:30 - 11:30 - Análise de Mercado da Música Brasileira
Local: Palco Principal
Participantes: Carlos Mills (Presidente, ABMI / Mills Records) e Léo Morel (A&R, Tratore)
14:00 - 15:20 - Empresariamento Artístico na Era Digital
Local: Palco Principal
Participantes: Anita Carvalho (Founder, Music Rio Academy); Luis Felipe Couto, (Empresário, LF+C); Rodrigo Suricato; Carol Jafet; Diogo Damascena; Tânia Artur, Produtora Cultural, Sim Produções.
14:00 - 14:50 - Planejamento Marketing Digital - O que fazer antes de lançar uma música
Local: Palco Giro Digital
Participante: Marina Mattoso (CEO, Jangada)
17:00 - 18:00 - Produção de Vinil no Brasil
Local: Palco Principal
Participante: Wilson Souto Jr. (Vice-Presidente, ABMI / Atração Fonográfica) e Michel Nath (Presidente, Vinil Brasil)
10:00 am - 11:20 am - A&R nas Gravadoras Independentes
Local: Palco Principal
Participantes: Nando Machado (Founder, ABMI/For Music)
10:30 - 11:20 - WOMEX - WORLDWIDE MUSIC EXPO
Local: Palco Giro Digital
Participantes: Gaurav Narula (Press and Comunications Officer, WOMEX)
14:00 - 15:20 - Construção de Imagem e Posicionamento para Artistas
Local: Palco Principal
Participantes: Anita Carvalho (Founder, Music Rio Academy); Roberta Senna; Marina Mattoso (CEO, Jangada); Rodrigo Pitta; Adel Hattem; Chris Fuscaldo (Jornalista, Garota FM Books | Podcast Caçadores de Histórias)
16:00 - 16:50 - Phonogram - NFTs no mercado musical
Local: Palco Giro Digital
Participantes: Lucas Mayer (Cofundador, Phonogram) e Fernando Quintino (Sócio-fundador, CQS/FV Advogados)
10:00 - 11:20 - O Streaming Precisa de um Revisão Completa?
Local: Palco Principal
Participante: Joe Sparrow (Editor, Music Ally); Carlos Mills (Presidente, ABMI); Fábio Sabetta Morales (Conselheiro Estratégico, Strm); Simon Wheeler (Director of Global Commercial Strategy, Beggars Group)
10:30 - 11:20 - FUGA - Distribuição Digital
Local: Palco Giro Digital
Participante: Renato Vanzella (Business Development, FUGA)
11:30 - 12:30 - Sustentabilidade e Campanhas Climáticas na Música
Local: Palco Principal
Participantes: Becky Hazlewood (Environmental Sustainability Project Manager, Julie’s Bicycle); Fay Milton (Director of Creative Strategy, Music Declares Emergency); Karen Emanuel (CEO, Key Productions Group); Nigel Adams (Co-Founder, Full Time Hobby and Hassle Records); Will Hutton (Head of Sustainability, Beggars Group / IMPALA)
16:00 - 16:50 - O novo mundo da música: dados e investimento.
Local: Palco Giro Digital
Participante: Fernando Gabriel (CEO, STRM)