Primeira performance do grupo de Rita Lee no Pequeno Mundo de Ronnie Von, em 15 de outubro de 1966, marcou o início da fase psicodélica no Brasil
No dia 15 de outubro de 1966, iniciou-se a história dos Mutantes, grupo formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que, se não inventou, foi o responsável pela popularização da psicodelia no Brasil, durante a década de 1960.
O trio, antes chamado de O'Seis, se apresentou pela primeira vez com a alcunha que os tornou conhecidos no Pequeno Mundo de Ronnie Von, extinto programa de TV Record comandado pelo atual apresentador do Manhã do Ronnie Von, da RedeTV!.
+++LEIA MAIS: Rita Lee foi processada por PMs em 'último show da carreira'; relembre
A apresentação rendeu ao grupo os primeiros sinais de reconhecimento, vindo a ser a banda de apoio de Ronnie Von no disco Ronnie Von Nº3 e gravando, no ano seguinte, o seminal Os Mutantes (1968), disco que já foi citado como influência para nomes como Kurt Cobain e Jack White, fãs declarados da sonoridade do grupo paulistano surgido no bairro da Pompeia.
Os Mutantes encerraram suas atividades em 1978, quando o único membro original da banda era Sérgio Dias. O grupo chegou a ensaiar um retorno sem Rita Lee na metade dos anos 2000, com a cantora Zélia Duncan em seu lugar e Arnaldo Baptista de volta aos teclados, mas a formação durou por poucos shows, como uma apresentação no aniversário da cidade de São Paulo em 2007, que reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque do Ipiranga.
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Rita Lee: João Lee homenageia a mãe com vídeo emocionante; 'você é minha heroína'