Rock in Rio: Por que dia do metal é o último a esgotar?

Apesar de grandes nomes no line-up, dia do metal ficou de lado nas vendas do Rock in Rio

Dimitrius Vlahos

Publicado em 10/08/2022, às 11h30
Bruce Dickinson (Foto: Karl Walter / Getty Images)
Bruce Dickinson (Foto: Karl Walter / Getty Images)

Com as vendas extraordinárias do Rock in Rio 2022 abertas na última terça, 9, um cenário peculiar se repetiu: o dia do metal é o último a esgotar. Enquanto isso, dias dedicados ao pop de Justin Bieber e Coldplay venderam todas as entradas em poucos minutos novamente.

A situação choca principalmente se comparada à última edição do festival no Brasil. Em 2019, o primeiro dia a ficar indisponível foi justamente o do metal, encabeçado pela mesma banda de 2022: Iron Maiden.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio anuncia venda extraordinária de ingressos

Além dos britânicos, Scorpions, Sepultura e Megadeth estavam escalados em 2019, embora a banda de Dave Mustaine tenha cancelado. Neste ano, Iron e Sepultura retornam ao Palco Mundo acompanhados de Dream Theater e Gojira - que entrou após novo cancelamento do Megadeth.

Os shows do Palco Sunset tem papel importante na escolha dos ingressos. Em 2019, Slayer e Anthrax fizeram shows dignos de Palco Mundo - um dos últimos antes da aposentadoria do grupo liderado por Kerry King. Para 2022, Bullet for My Valentine deve encerrar as atividades do palco secundário.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio: Como Frank Sinatra e Queen ajudaram primeira edição do festival?

Um dos fatores essenciais para a procura menor, no entanto, pode estar na repetição de atrações muito conhecidas do público. Apesar do período de quarentena, a principal banda da noite passou pelo país recentemente, em 2019, e tocou fora do festival, em São Paulo e Porto Alegre. A apresentação de 2022 marcará a quinta passagem do Iron Maiden pelo Rock in Rio.

Em comparação aos dias dedicados a outros gêneros, há poucas novidades como Dua Lipa e Post Malone, que estreiam no festival. Nas redes sociais, parte da audiência reclamou da repetição:

Gojira, que ganhou destaque nos anos 2000, foi uma das escolhas elogiadas. A banda francesa vem com a turnê do disco Fortitude (2021) e pode apontar caminho para renovação do line-up do Rock in Rio.