Apesar de grandes nomes no line-up, dia do metal ficou de lado nas vendas do Rock in Rio
Com as vendas extraordinárias do Rock in Rio 2022 abertas na última terça, 9, um cenário peculiar se repetiu: o dia do metal é o último a esgotar. Enquanto isso, dias dedicados ao pop de Justin Bieber e Coldplay venderam todas as entradas em poucos minutos novamente.
A situação choca principalmente se comparada à última edição do festival no Brasil. Em 2019, o primeiro dia a ficar indisponível foi justamente o do metal, encabeçado pela mesma banda de 2022: Iron Maiden.
+++ LEIA MAIS: Rock in Rio anuncia venda extraordinária de ingressos
Além dos britânicos, Scorpions, Sepultura e Megadeth estavam escalados em 2019, embora a banda de Dave Mustaine tenha cancelado. Neste ano, Iron e Sepultura retornam ao Palco Mundo acompanhados de Dream Theater e Gojira - que entrou após novo cancelamento do Megadeth.
Os shows do Palco Sunset tem papel importante na escolha dos ingressos. Em 2019, Slayer e Anthrax fizeram shows dignos de Palco Mundo - um dos últimos antes da aposentadoria do grupo liderado por Kerry King. Para 2022, Bullet for My Valentine deve encerrar as atividades do palco secundário.
+++ LEIA MAIS: Rock in Rio: Como Frank Sinatra e Queen ajudaram primeira edição do festival?
Um dos fatores essenciais para a procura menor, no entanto, pode estar na repetição de atrações muito conhecidas do público. Apesar do período de quarentena, a principal banda da noite passou pelo país recentemente, em 2019, e tocou fora do festival, em São Paulo e Porto Alegre. A apresentação de 2022 marcará a quinta passagem do Iron Maiden pelo Rock in Rio.
Em comparação aos dias dedicados a outros gêneros, há poucas novidades como Dua Lipa e Post Malone, que estreiam no festival. Nas redes sociais, parte da audiência reclamou da repetição:
Temos que renovar as bandas do dia do metal. Novamente o último a esgotar
— Alacid🇧🇷❤ (@Alacid1) August 10, 2022
não sei, o Lollapalooza, por mais que não tenha TANTO metal, eu acho que acerta mais no rock em geral, saca? o Rock in Rio tem errado no rock e no rock metal. esse ano até trouxe Green Day (que eu vou e tô mt animado por esse show) e deu um up. mas geralmente era só repeteco.
— E R I C K (@eriickpxt) August 10, 2022
Até agora tem ingresso do dia do Iron Maiden enquanto todos os outros estão esgotados desde ontem. Que fique de lição pra vcs pararem de cagar o dia do metal, botando todo santo ano Iron Maiden e sepultura. Ninguém aguenta mais, ja tá clichê. É o dia que vcs MENOS dão atenção!!!
— Beatis (@trixlestrange_) August 10, 2022
Gojira, que ganhou destaque nos anos 2000, foi uma das escolhas elogiadas. A banda francesa vem com a turnê do disco Fortitude (2021) e pode apontar caminho para renovação do line-up do Rock in Rio.
Ver essa foto no Instagram