Figurino de Roger Waters é utilizado desde a turnê The Wall, ainda com o Pink Floyd
Roger Waters será investigado pela polícia de Berlim por utilizar figurino com supostas alusões aos uniformes nazistas em show na cidade. A apresentação aconteceu no dia 17 de maio, na Arena Mercedes-Benz, conforme noticiado pelo jornal O Globo.
"Estamos investigando as suspeitas de incitação ao ódio, porque as roupas usadas no palco podem exaltar ou justificar o regime nacional-socialista e perturbar a ordem pública. A roupa lembra a de um oficial da SS," Martin Halweg, porta-voz da polícia de Berlim, afirmou à AFP.
+++ LEIA MAIS: Roger Waters é criticado após mencionar Anne Frank em show na Alemanha
Apesar da polêmica recente, o figurino não é novo. Waters o utilizou na turnê The Wall, ainda com o Pink Floyd. A intenção é abordar o enredo do álbum de mesmo nome, que faz uma dura crítica aos regimes fascistas a partir da história de Pink.
O mesmo ainda gerou discussão nas redes sociais quando os nomes de Anne Frank (conhecida por seu diário, em que registrou a violência do regime nazista enquanto era uma criança) e Shireen Abu Akleh (jornalista morta pelo exército israelense) foram exibidos no telão.
Enquanto algumas pessoas afirmaram que o momento havia sido um"desrespeito' à memória de Anne, fãs e outros usuários das redes sociais destacaram que se tratava de uma manifestação antifascista do ex-integrante do Pink Floyd.
Roger Waters vem ao Brasil com a turnê de despedida This is Not a Drill. O lendário baixista do Pink Floyd passará por seis cidades entre outubro e novembro deste ano: Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.
Os ingressos estarão disponíveis no site da Eventim e em pontos de venda credenciados, segundo a produtora do evento.
+++ LEIA MAIS: Roger Waters: venda de ingressos começa hoje; saiba como comprar