Especial Melhores Discos de 1973 reúne 50 álbuns nacionais e 50 internacionais que mudaram a história da música
A Rolling Stone Brasil lança nesta semana um especial dedicada aos 100 discos que completam meio século em 2023. Mais que uma coincidência, 1973 fo um ano de criações emblemáticas, dentro e fora do Brasil, álbuns que mudariam a história da música para sempre.
Dividido em duas partes, com 50 álbuns nacionais e 50 álbuns internacionais, a edição especial Rolling Stone Brasil: Os 100 Melhores Álbuns Lançados em 1973, que chega às bancas nesta semana, possui uma diagramação única, com as metades invertidas dentro da mesma revista.
Do lado internacional, um álbum não poderia faltar: Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, teria um impacto permanente no rock e na música. Mas a obra-prima do Pink Floyd não foi a única: na seleção de 50 discos intenacionais lançados em 1973, ainda temos clássicos de Led Zeppelin, Bob Marley, The Who, Elton John, David Bowie e mais.
Já no lado nacional, quem capitaneia oa discos mais importantes com meio século é o Secos & Molhados, com seu álbum de estreia homônimo. Ney Matogrosso e seus companheiros lideram uma lista que inclui Tom Zé, Maria Bethânia, Novos Baianos, Raul Seixas, João Gilberto e mais.
A ideia foi contextualizar todos esses lançamentos em sua época, 1973. Todos os discos são importantes para a história da música e reverberam na indústria até hoje.
Nosso especial Os 100 Maiores Álbuns Lançados em 1973vai ser apresentado oficialmente em um evento que acontece nesta quarta, 28, no Blue Note SP.
Por lá, Filipe Catto apresenta o tributo Belezas são coisas acesas por dentro: Catto canta Gal. Quem participar, recebe a edição em primeira mão. Ingressos à venda na Eventim.
A Rolling Stone Brasil especial 100 álbuns que completam 50 anos em 2023 fica disponível em bancas físicas e digitais nos próximos dias.