Os Rolling Stones vão continuar em turnê?
Os Rolling Stones ainda têm fôlego para turnês? Essa é a pergunta que veio à tona pela Ultimate Classic Rock, e que também ronda os fãs da banda há décadas, especialmente após a morte do icônico baterista Charlie Watts.
Em 1995, no ano da turnê Voodoo Lounge, Mick Jagger já demonstrava confiança no futuro da banda. Em uma entrevista à revista Rolling Stone ele disse que:
A banda ainda ‘soa’ muito bem, e não está muito diferente de antes. Então se vocês todos gostavam de mim antigamente, vão gostar disso agora, provavelmente”
Em 2024, a banda segue lotando estádios com a turnê norte-americana Hackney Diamonds, mas a grande dúvida persiste: o que vem depois?
A resposta, por enquanto, só os integrantes podem dizer. Com mais de 75 anos cada, eles provam que o rock não tem idade.
Um dos pontos cruciais para o futuro das turnês é a bateria. Desde a morte de Charlie Watts em 2021, Steve Jordan assumiu a responsabilidade de substituí-lo com maestria. Jordan assume a posição durante toda a turnê Hackney Diamonds.
Aos 81 anos, Mick Jagger ostenta energia com a mesma vitalidade de sempre. Em entrevistas, ele sempre foi aberto sobre o desejo de continuar se apresentando:
Essa pergunta me fazem desde que eu tinha 31 anos", Jagger disse à revista Rolling Stone em 2021, questionado sobre a turnê No Filter.
"E a resposta é a mesma. Não sei. Quer dizer, qualquer coisa pode acontecer. Sabe, se as coisas estiverem boas no ano que vem e todos estiverem se sentindo bem sobre a turnê, tenho certeza de que faremos shows."
E de fato, a banda se manteve na estrada em 2022 e 2024.
Keith Richards, por sua vez, também já comentou sobre o assunto em uma entrevista realizada para o The Guardian em 2023:
É claro que isso vai acabar em algum momento, mas todos estão em boa forma. Não há pressa. Estamos nos divertindo muito fazendo isso. E é isso que fazemos. Quando eu digo, 'Não consigo mais fazer isso', a guitarra me mostra que há outra maneira de fazer isso"
Mesmo admitindo que a idade e a artrite nas mãos afetaram seu estilo de tocar guitarra, Richards demonstrou adaptabilidade:
Quando penso 'Não consigo mais fazer isso', a guitarra me mostra que há outra maneira de fazer as coisas. A música é sempre um desafio", disse ele à NME em 2022. "Mas é isso que a torna tão interessante."
Ronnie Wood, por outro lado, adotou uma nova abordagem para as turnês:
Gosto de tomar sucos verdes e fazer exercícios leves com meu personal trainer, apenas para manter a circulação funcionando, o que é essencial à medida que envelhecemos", disse ele ao The Sun em abril. "Sempre tem muita festa na estrada, mas também gosto de ter meu tempo de descanso."