A doença degenerativa que acometeu Ross the Boss, guitarrista ex-Manowar
Cofundador da banda de heavy metal revela diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica e lamenta interrupção da carreira por não conseguir mais tocar guitarra
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb)
O guitarrista Ross “The Boss” Friedman, cofundador das bandas Manowar e The Dictators, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig. A notícia foi confirmada pela assessoria do músico de 72 anos nesta semana.
De acordo com o comunicado oficial, o diagnóstico ocorreu após meses de sintomas que inicialmente pareciam não ter relação entre si, como fraqueza nas mãos e pernas. No início, suspeitou-se que o músico tivesse sofrido uma série de pequenos acidentes vasculares cerebrais (AVCs). No entanto, mudanças na dieta, exercícios e sessões de fisioterapia não surtiram efeito para conter a progressão da perda de força física.
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal que destrói os neurônios motores no cérebro e na medula espinhal. O quadro leva à fraqueza muscular, paralisia e perda do controle muscular voluntário.
Em nota, Ross “The Boss” comentou:
“É difícil saber o que vem pela frente e me destrói não poder mais tocar guitarra, mas a demonstração de amor tem sido muito forte. Estou absolutamente impressionado com o amor e o apoio da família, dos amigos e dos fãs. Amo todos vocês.”
Sobre Ross “The Boss” Friedman
Ross “The Boss” Friedman nasceu no Bronx, Nova York, em 1954. Ele formou primeiro os Dictators, banda orientada ao punk rock e considerada precursora do estilo na cidade.
Posteriormente, em 1980 e ao lado do baixista Joey DeMaio, formou o Manowar. A banda se tornou símbolo do chamado “true metal”.
O guitarrista gravou os seis primeiros álbuns de estúdio da banda. A listagem inclui clássicos do estilo como Battle Hymns (1982), Hail to England (1984) e seu último trabalho com o grupo, Kings of Metal (1988).
Após deixar o Manowar em 1988, ele integrou bandas de menor expressão, como Manitoba’s Wild Kingdom e The Brain Surgeons. Em 2006, lançou seu projeto solo, Ross the Boss, com o qual manteve-se excursionando nos últimos anos.
+++ LEIA MAIS: 9 shows de rock e metal em São Paulo para quem quer fugir do Carnaval
+++ LEIA MAIS: A única frustração de Ozzy Osbourne com seu show final, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Por que o rock ficou irrelevante por um tempo, segundo Yungblud