Samuca e a Selva celebra 10º aniversário com show especial em São Paulo
Apresentação batizada 'Frequências' contará com um repertório que destaca a trajetória do grupo na música brasileira e participação da banda Abacaxepa
Redação
Publicado em 08/01/2025, às 15h19O coletivo Samuca e a Selva deu início à agenda de shows em 2025. A temporada começa com uma apresentação no dia 19 de janeiro, na Casa Natura Musical, ao lado da banda Abacaxepa.
Celebrando os 10 anos da big band, o show intitulado "Frequências" traz um repertório especial que tornou o coletivo um dos grupos mais importantes de música brasileira na última década. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Ver essa foto no Instagram
Desde dezembro de 2014, Samuca e a Selva tem atraído a atenção do público e da crítica com uma combinação única de canções autorais, influências da música regional brasileira, jazz e world music, entregando apresentações marcantes e energéticas.
Logo na estreia, com o álbum Madurar (2016), a banda recebeu indicação ao Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo na categoria Canção Popular. Depois, emplacaram o celebrado disco Tudo que Move é Sagrado — uma homenagem aos 70 anos de Ronaldo Bastos — entre os melhores álbuns de 2018 do Prêmio APCA.
O trabalho apresenta releituras inventivas de canções marcantes como “O Trem Azul”, “Amor de Índio”, “Cais” e “Chuva de Prata”. Produzido por Mauricio Tagliari, o álbum tem participações de nomes como Criolo, Luedji Luna, Liniker, Siba, Filipe Catto, Lenna Bahule e Alfonsina.
Em 2020, a big band paulistana apresentou uma faixa especial para animar o Carnaval. Repleta do swing, groove e balanço característicos do grupo, a música "Passeando em Mim" traz uma letra leve e cativante, com uma marcante vocação pop. Composta por Samuel Samuca, a canção foi gravada pela YbMusic e contou com a produção musical de Mauricio Tagliari e Marcos Maurício.
No ano seguinte, a banda lançou o single "Coragem", necessário hino de força em um período de retomada da produção do grupo. Em um forte clamor por afeto, cabeças erguidas e união, a faixa de autoria de Samuel Samuca, conta com vocais de Laylah Arruda e Nina Girassóis. A produção musical e a mixagem são de Leonardo Marques e a masterização, de Sérgio Sofiatti.
Ainda em 2021, a banda apresentou para o público a dançante "Jussara", que narra um encontro amoroso em uma noite de delícias em Taubaté. Produzida por Xuxa Levy, a faixa ganhou um curta-metragem musical dirigido por Carina Mazarotto e Ricardo Sant’Anna, da Fuelture. A protagonista representa a força e liberdade da mulher brasileira, fugindo de clichês, em um filme que resgata o alto astral dos bailes antigos.
Em 2022, Ditados Populares Dançantes foi o terceiro álbum de estúdio de Samuca e a Selva. O disco vem com a sonoridade dançante e multicultural que marca a trajetória do coletivo, e ganha o mundo para reconectar a banda com suas próprias composições.
O trabalho apresenta 11 canções autorais, quatro compostas durante a pandemia e outras seis durante a imersão, e tem produção de Marcos Maurício (Nomade Orquestra), que já havia assinado a produção do álbum Madurar e do single "Passeando em Mim" (2020).
Por fim, no ano passado, começando a celebração do aniversário de 10 anos, o coletivo lançou o EP Summer Love: o verão dos amantes. Romântico e sensual, o novo trabalho tem quatro faixas autorais e conta com a produção musical de Xuxa Levy. Sem perder a identidade marcante da pélvis solta, o projeto apresenta um novo momento do grupo, contando com músicas que falam sobre o amor e que exaltam todo o ritmo, calor, irreverência e sagacidade dos versos e arranjos do coletivo paulista.
2024 ainda terminou com um reconhecimento internacional de peso. O grupo foi destaque no PR Toast Of The Nation 2025, programa especial da emissora norte-americana National Public Radio. Exibido em 300 estações de rádio da rede NPR para todo os Estados Unidos, com uma audiência de mais de 150 milhões de ouvintes, a emissora dá luz a artistas da música de dentro e de fora dos EUA, destacando suas apresentações ao vivo.
Quatro músicas do repertório de Samuca e a Selva, todas em performance ao vivo, foram escolhidas como destaque do Brasil: "Madurar" (ft. Onã), o medley de "Jussara/ Imensidão", "Afobado Peito Altivo" e "Só".
Projeto Frequências: Samuca e a Selva e Abacaxepa
Data e horário: Dia 19 de janeiro, 18h
Local: Casa Natura Musical - Rua Artur de Azevedo 2134 – Pinheiros, São Paulo
Ingressos: a partir de R$50, disponíveis na plataforma Sympla ou no link https://bileto.sympla.com.br/event/101538/d/293461