Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / POP PUNK

Saúde de vocalista faz Sum 41 cancelar parte de turnê de despedida

Etapa australiana da excursão final da banda teve datas comprometidas após Deryck Whibley ser diagnosticado com pneumonia

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 05/12/2024, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deryck Whibley, vocalista do Sum 41 (Foto: Francesco Prandoni / Getty Images)
Deryck Whibley, vocalista do Sum 41 (Foto: Francesco Prandoni / Getty Images)

Os fãs de Sum 41 na Austrália devem ficar sem assistir à turnê de despedida da banda, Tour of the Setting Sum. A sequência de shows que aconteceria no país entre esta semana e a próxima, incluindo participação como headliner no festival Good Things, teve de ser cancelada.

O motivo é a saúde de Deryck Whibley. O vocalista foi diagnosticado com pneumonia e não poderia manter os compromissos. Tanto ele quanto os colegas — Dave “Brownsound” Baksh (guitarra), Jason “Cone” McCaslin (baixo), Tom Thacker (guitarra) e Frank Zummo (bateria) — chegaram a viajar para o país na Oceania.

Em nota publicada nas redes sociais, o grupo canadense de pop punk lamenta o cancelamento, mas enfatiza que o Good Things ainda irá acontecer com as demais atrações. O texto afirma:

“É com profunda tristeza e pesar que anunciamos que nossa turnê australiana de 2024 não poderá prosseguir. Estávamos mais do que animados para fazer esta turnê de 4 a 12 de dezembro e nos conectar com nossos fãs australianos mais uma vez. Agora que estamos aqui, e sob a orientação e direção de vários médicos australianos, está claro que Deryck está muito mal para se apresentar. Entendemos e apreciamos sua decepção — estamos arrasados ​​também.”

Não é a primeira vez que Whibley sofre de pneumonia. Em setembro de 2023, ele chegou a ser internado para tratar o diagnóstico, recebendo alta na sequência.

Conforme lembrado pelo Blabbermouth, sua saúde passou a ser um ponto de atenção após, em 2014, ele ter sofrido um desmaio na cozinha de casa. Com problemas de fígado e rins, Deryck foi colocado em coma induzido por uma semana. A medida visava auxiliar seu corpo na desintoxicação do álcool. Desde então, o cantor abandonou a bebida e mudou seu estilo de vida.

Deryck Whibley, vocalista do Sum 41 (Foto: Pedro Gomes / Redferns)
Deryck Whibley, vocalista do Sum 41 (Foto: Pedro Gomes / Redferns)

O fim do Sum 41

Fundado em 1994 (sob o nome Kaspir), o Sum 41 causou surpresa ao anunciar que realizaria uma turnê de despedida e encerraria atividades. Todos os seus integrantes têm entre 44 e 46 anos, exceção feita ao também jovem Tom Thacker, que está com 50.

Em entrevista à rádio CJAY 92 (via site Igor Miranda), Deryck Whibley explicou a motivação por trás para o fim. Aproveitou também para celebrar o álbum derradeiro Heaven :x: Hell, disponibilizado no início do ano.

“Assim que o disco foi finalizado, eu percebi que depois de todos esses anos com meu foco de 1.000% no Sum 41 o dia todo, todos os dias, não tinha muito mais disso em mim para continuar. Estive nessa banda desde que eu estava no colégio. Chegou a um ponto em que gostaria de colocar um pouco de foco e energia em outra coisa. Este é provavelmente o melhor álbum que já fizemos e essa versão da banda é a melhor que já tivemos ao vivo. É uma ótima maneira de sair de cena.”

Em conversa com o jornalista Marcelo Vieira para o site Igor Miranda, o baixista Jason “Cone” McCaslin deixou claro que a decisão foi tomada por Whibley. Porém, deu razão ao cantor.

“Desde que éramos adolescentes, a única coisa que fizemos na vida foi isso. A banda terá quase 30 anos quando acabar, e todos nós estamos na faixa dos 40. É normal que ele queira explorar outras coisas e não ache que pode fazer isso com a banda ainda ativa. [...] Não quer dizer que não gostemos mais desse ritmo frenético [de atividades de uma banda]. Mas chega um ponto em que, se você quer fazer algo diferente, a banda se torna um empecilho, pois sempre haverá algo relacionado a ela [acontecendo].”

+++ LEIA MAIS: Deryck Whibley, do Sum 41, acusa ex-empresário de abuso sexual
+++ LEIA MAIS: Sum 41 chega ao fim após 27 anos de carreira

Igor Miranda (@igormirandasite)

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.