Banda está no meio de sua turnê de despedida, Celebrating Life Through Death, prevista para acabar em algum momento de 2026
Publicado em 04/12/2024, às 16h29
O Sepultura surpreendeu fãs de todo o mundo ao anunciar, no fim de 2023, a turnê de despedida Celebrating Life Through Death. Iniciada em março de 2024 e prevista para se estender até 2026, a excursão será a última da história da banda, criada em 1984 pelos irmãos Max e Iggor Cavalera — que já não fazem mais parte da formação.
Em meio à longa sequência de shows, que deve passar por dezenas de países, o grupo composto hoje por Derrick Green (voz), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr (baixo) e Greyson Nekrutman (bateria) deve lançar músicas inéditas. O material já está sendo até mesmo trabalhado.
A revelação foi feita inicialmente durante entrevista de Kisser à ex-VJ da MTV Sarah Oliveira, no projeto Minha Canção (via Whiplash). Na ocasião, o guitarrista disse que serão poucas músicas, visando compor um EP.
“Queremos gravar todos nossos shows para lançar um CD ao vivo e talvez lançar umas 3 ou 4 músicas inéditas com o Greyson na bateria. Estamos falando de algumas coisas, algumas inéditas.”
Uma das faixas, inclusive, pode ser uma balada. O Sepultura já chegou perto desse modelo em álbuns mais recentes, mas nunca fez uma canção do tipo propriamente dita.
“Temos o grande sonho de escrever uma balada, que nunca conseguimos fazer! [risos] No metal tem tantas bandas com essa capacidade. Tentamos algumas vezes, mas nunca foi.”
A respeito do álbum ao vivo, Andreas tem dito em várias entrevistas que a proposta é lançar um trabalho com 40 músicas gravadas em 40 cidades diferentes. Para isso, todas as apresentações estão sendo registradas.
Em outra entrevista, mais recente, ao Impact Metal Channel (via Blabbermouth), Andreas Kisser confirmou que o Sepultura já trabalha nas músicas inéditas. Serão as primeiras — e provavelmente as únicas — com o americano Greyson Nekrutman, chamado às pressas para substituir Eloy Casagrande, hoje no Slipknot.
“Temos uma química incrível. Greyson é um músico incrível, um cara incrível. Vamos montar, com o álbum ao vivo que estamos gravando, todos os shows. A ideia é montar 40 músicas em 40 cidades diferentes ao redor do mundo. E teremos quatro músicas novas com Greyson neste grande pacote. Estamos trabalhando nisso, mas não temos nada antigo, escondido ou algo assim. A antiga gravadora do Sepultura, a Roadrunner, já lançou tudo que temos nos cofres lá.”
+++ LEIA MAIS: A razão pessoal que levou ao fim do Sepultura, segundo Andreas Kisser
+++ LEIA MAIS: A curiosa reação de Pelé ao conhecer músicos do Sepultura
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.