Farpas

Serj Tankian volta a criticar Imagine Dragons após show controverso: 'Tocariam na Alemanha nazista?'

O vocalista do System Of A Down escreveu aos membros do Imagine Dragons pedindo que não se apresentassem no Azerbaijão; Dan Reynolds defendeu decisão da banda

Redação

Publicado em 05/07/2024, às 20h37
Serj Tankian (Foto: Kevin Winter/Getty Images) | Imagine Dragons (Foto: Gabe Ginsberg/Getty Images)
Serj Tankian (Foto: Kevin Winter/Getty Images) | Imagine Dragons (Foto: Gabe Ginsberg/Getty Images)

Serj Tankian criticou o Imagine Dragons por apresentação no Azerbaijão. Mesmo se juntando a artistas como Brian Eno, Thurston Moore e Roger Waters para tentar impedir show no país, o vocalista do System Of A Down foi ignorado.

Dan Reynolds devolveu: "Não apoio privar nossos fãs que querem nos ver tocar por causa de atos de seus líderes ou seus governos. Eu acho que isso vira uma bola de neve. Acho que, no segundo em que você começa a fazer isso, tem líderes corruptos e fomentadores de guerra em todo o mundo, e onde você traça o limite?"

Tankian escreveu uma tréplica usando as redes sociais:

Respeitosamente, estabeleço o limite na limpeza étnica e no genocídio. A ditadura do Azerbaijão com apoio popular já estava em um bloqueio de fome de 9 meses em Nagorno-Karabagh, qualificado como genocídio pelo ex-procurador da Corte Penal Internacional, Luis Gabriel Moreno Ocampo, quando decidiram jogar contra Baku. Eles tocariam na Alemanha nazista? Por que eles não querem tocar na Rússia? Porque não é popular? Eles apoiam a Ucrânia, mas não os armênios de Artsakh? A única “bola de neve” é a farsa da equivalência moral que está no cerne desta atitude hipócrita. Não tenho nada contra esse cara nem contra sua banda. Eu simplesmente odeio que artistas sejam aproveitados para encobrir ditaduras genocidas.

O que aconteceu?

Tankian escreveu uma carta pedindo ao Imagine Dragons que não fizesse show em Baku, capital do Azerbaijão, devido ao governo autoritário do país. Dar continuidade à performance, para o cantor, seria uma forma de "limpar a imagem do regime ditatorial" de Ilham Aliyev. Serj também foi às redes sociais para fazer o pedido ao grupo de Las Vegas, mas não teve sucesso.

Ao descobrir que não foi ouvido, o frontman do System Of A Down fez uma série de críticas aos membros do Imagine Dragons - formado por Dan Reynolds, Ben McKee e Wayne Sermon. "Olha, eu não sou um juiz para as pessoas para dizer onde as bandas devem ou não tocar", ponderou em entrevista ao Metal Hammer (via NME). "Eu entendo que estão fazendo isso por dinheiro, que são artistas, estão entretendo e tudo mais."

Mas quando há um governo prestes a cometer uma limpeza étnica, quando o Azerbaijão estava fazendo 120 MIL armênios em Nagorno-Karabakh passarem fome e impedindo a entrada de comida ou remédios… Sabe, como artista, se eu descobrisse isso, de jeito nenhum eu poderia ter ido e feito aquele show. Mas alguns artistas fazem. E eu não sei o que dizer sobre esses artistas. Eu não os respeito como seres humanos. F*da-se a arte deles, eles não são bons seres humanos, até onde eu sei.