DESAPROVOU

Sharon Osbourne protesta contra lançamento de demos iniciais do Black Sabbath: ‘Contra a vontade da banda’

“A banda não quer que essas fitas sejam lançadas,” escreveu Sharon em e-mail ao primeiro empresário do Black Sabbath, que planeja lançar The Legendary Lost 1969 Tapes

DANIEL KREPS

Black Sabbath
Empresária afirma que banda se opõe ao lançamento das gravações históricas e ameaça tomar medidas legais contra distribuição do material (Foto: Chris Walter/WireImage)

Sharon Osbourne manifestou sua desaprovação quanto ao iminente lançamento de um lote de demos iniciais do Black Sabbath gravados quando a banda era conhecida como Earth.

Em junho, apenas semanas antes do show End of the Beginning do Black Sabbath e da morte de Ozzy Osbourne, o primeiro empresário da banda, Jim Simpson, revelou planos de lançar oficialmente gravações que Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward gravaram no Zella Studios em Birmingham, Inglaterra, em 1969, apenas meses antes do quarteto mudar seu nome de Earth para Black Sabbath.

The Legendary Lost 1969 Tapes estava originalmente previsto para sair em julho, mas ainda não foi lançado, aparentemente — como Sharon Osbourne revelou nas redes sociais no sábado — devido a disputas jurídicas entre a Big Bear Music de Simpson e a própria banda, incluindo questões sobre quem realmente possui as gravações demo e se elas estão fora dos direitos autorais nos EUA.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Sharon Osbourne (@sharonosbourne)

Em um episódio recente do podcast The Osbournes, Sharon criticou o plano de lançar as gravações do Earth e também questionou os motivos de Simpson, com Simpson então emitindo uma longa declaração respondendo às alegações de Sharon (via Blabbermouth).

A troca de farpas continuou neste fim de semana quando Sharon recorreu às redes sociais para mais uma vez alertar Simpson sobre as fitas do Earth, além de compartilhar e-mails que enviou a Simpson pedindo que ele não lançasse as gravações.

“Como você sabe, a banda não quer que essas fitas sejam lançadas, principalmente porque eles não as ouviram, apesar de você ter dito que forneceria cópias há muito tempo,” escreveu Sharon a Simpson em julho. “Você sabe que, como banda, o Black Sabbath não aceita as coisas passivamente e pode ter certeza de que, se você seguir em frente com isso contra a vontade da banda, tomaremos qualquer medida que pudermos quando seus direitos forem violados, tanto aqui quanto na América.”

Sharon anteriormente acusou Simpson de manter as gravações do Earth “em segredo por todos esses anos porque agora estão fora dos direitos autorais, que são 50 anos.” Além de protestar contra o lançamento das próprias fitas do Earth, Sharon se opôs especialmente à distribuição de The Legendary Lost 1969 Tapes pela Big Bear Records e Trapeze Music. “Nunca teríamos permitido que qualquer produto do Black Sabbath fosse lançado” por essas gravadoras, escreveu Sharon.

As ameaças legais acabaram adiando o lançamento de The Legendary Lost 1969 Tapes, já que vários varejistas online têm o álbum chegando em datas variadas, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, se é que chegará.

+++LEIA MAIS: AC/DC provoca tremor registrado por sismógrafo em Melbourne durante estreia da turnê australiana

+++LEIA MAIS: Planet Hemp transforma show de despedida em SP numa festa sem precedentes

TAGS: bill ward, black sabbath, Geezer Butler, Jim Simpson, Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne, tony Iommi