POETISA DO PUNK

Show de Patti Smith em São Paulo está mantido para esta quinta (30)

Cantora desmaiou em pleno palco na primeira de suas apresentações no Teatro Cultura Artística, mas garante estar recuperada

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 30/01/2025, às 16h46 - Atualizado às 18h46
A cantora Patti Smith - Foto: reprodução / Instagram
A cantora Patti Smith - Foto: reprodução / Instagram

ATUALIZAÇÃO 30/01/2025 19H01: O SHOW ESTÁ CANCELADO. MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO AQUI. SEGUE O TEXTO ORIGINAL, PUBLICADO ANTES DA NOTÍCIA DO CANCELAMENTO.

Apesar do desmaio sofrido em pleno palco durante o primeiro de seus dois shows em São Paulo, na última quarta-feira (29), Patti Smith irá manter sua segunda apresentação, marcada para esta quinta (30). Ambas as performances ocorrem no Teatro Cultura Artística.

Em nota publicada no Instagram, a artista avisou que sente-se bem e apontou que um “relato exagerado está sendo espalhado pela imprensa e pelas redes sociais”. Ela afirma:

“Tive um pouco de tontura pós-enxaqueca. Tive um pequeno incidente, saí do palco, voltei 10 minutos depois, falei com o público, disse estar bem e cantei para eles 'Wing' e 'Because the Night'.”

A poetisa do punk declarou, ainda, ter passado por uma consulta médica. Como não houve qualquer sequela, está liberada para se apresentar. Ainda disse:

“Com todos os problemas do mundo, esse incidente não merece tamanha atenção. Agradeço a todos pela preocupação.”

Desmaio em show

Como noticiado, Patti Smith desmaiou em pleno show no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, na noite da última quarta-feira (29). A cantora, agendada para se apresentar no mesmo local na quinta (30), precisou deixar o palco em uma cadeira de rodas.

De acordo com a Folha de S. Paulo, passaram-se cerca de 30 minutos do espetáculo quando a americana de 78 anos caiu no chão. Ela lia um texto sobre aquecimento global quando sentiu-se mal. Permaneceu ali por alguns minutos — pois pensava-se que aquele momento seria parte de sua interpretação — até que recebeu socorro, sendo retirada do palco.

O retorno, em cadeira de rodas, se deu aproximadamente 10 minutos após sua saída. Patti chorou ao lamentar a situação e dizer que, por estar doente, precisaria cancelar a apresentação. Então, cantou as músicas “Wing” e“Because the Night” como uma despedida antes de sair em definitivo.

Confira vídeo disponível em rede social no player abaixo ou clicando aqui.

Em dezembro de 2023, Smith precisou ser internada em Bolonha, na Itália, onde se apresentaria. O show teve de ser cancelado. A artista sofreu um mal súbito devido a uma mudança brusca na pressão arterial. Outros detalhes não foram compartilhados à época.

Patti Smith no Brasil

As apresentações de Patti Smith no Teatro Cultura Artística, reaberto em São Paulo no último mês de agosto após incêndio ocorrido em 2008, ocorrem junto ao coletivo Soundwalk Collective. Trata-se de uma parceria com o fotógrafo Robert Mapplethorpe. A iniciativa rendeu ainda uma exposição, A Amazônia, que pode ser conferida entre os dias 1º e 8 de fevereiro na Casa Iramaia, também em São Paulo. A visitação é gratuita, mas deve ser agendada no site oficial.

É a terceira visita de Patti ao Brasil e a segunda a São Paulo. Antes, veio ao país em 2006, para apresentações no Tim Festival do Rio de Janeiro e Curitiba, e 2019, em compromissos no Popload Festival e no Auditório Simón Boívar do Memorial da América Latina, ambos na capital paulista. (Via site Igor Miranda)

+++ LEIA MAIS: 6 músicas para entender a carreira de Patti Smith, a madrinha do punk
+++ LEIA MAIS: O artista que tinha todas as características de um rockstar, segundo Patti Smith
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram