TRIBUNAL

Steve Aoki é processado por promover NFTs sem divulgar parceria

DJ Steve Aoki enfrenta ação coletiva por posts no Instagram sobre empresa de tokens e cards colecionáveis MetaZoo

Kadu Soares (@soareskaa)

Steve Aoki
Foto: Gonzalo Marroquin/Getty Images para Spotify

Steve Aoki virou alvo de processo coletivo por promover a empresa de trading cards e NFTs MetaZoo no Instagram sem revelar que recebia pagamento. A ação judicial, protocolada na última semana, no tribunal federal da Flórida, alega que o DJ publicou diversos posts sobre a companhia nas redes sociais omitindo sua condição de sócio-proprietário e beneficiário financeiro das vendas.

O artista tornou-se coproprietário da MetaZoo em 2021 e passou a colaborar extensivamente com a empresa. Em 2022, Aoki lançou série de cards colecionáveis para acompanhar seu álbum HiROQUEST: Genesis (2022). Segundo a denúncia apresentada pelo advogado Evan Berger, da Flórida, os posts do DJ no Instagram não especificavam que ele lucrava com a promoção dos cards físicos e suas versões virtuais em blockchain.

“O autor e membros da ação coletiva compraram os produtos MetaZoo a preços inflacionados, exclusivamente por causa da maneira como os produtos são anunciados nas redes sociais e do conteúdo enganoso da publicidade”, afirma o documento. O processo traz acusações de publicidade enganosa e práticas comerciais desleais contra Aoki e também Matt Kalish, cofundador da DraftKings, que igualmente postou sobre a MetaZoo nas redes.

Berger alega ter sido influenciado pelas publicações de Aoki e Kalish no Instagram a comprar 26 tokens NFT da MetaZoo. Os ativos foram avaliados em mais de 150 mil dólares (aproximadamente R$ 150 mil na cotação atual) em 2022, mas agora estão “sem valor algum”, segundo a ação. O advogado pretende representar milhares de pessoas que compraram cards e tokens da empresa nos últimos anos.

A própria MetaZoo não foi incluída como ré no processo. A companhia declarou falência em 2024 e foi vendida para a startup de jogos GameQbator Labs. “Antes da falência, a MetaZoo tinha dezenas de milhões de dólares em receita, boa parte diretamente atribuída aos endossos não divulgados nas redes sociais pelos réus”, diz o documento judicial. “Como resultado, os danos estimados neste caso provavelmente chegam às dezenas de milhões”.

Steve Aoki está entre diversos músicos que embarcaram na onda de NFTs no início dos anos 2020. Artistas como The Chainsmokers e Snoop Dogg lançaram tokens virtuais próprios em 2021, enquanto muitos outros fecharam acordos de endosso nas redes sociais. Vários desses NFTs perderam valor quando o mercado de criptomoedas despencou em 2022, gerando enxurrada de processos. Celebridades como Justin Bieber e Madonna foram processadas por promover a coleção infame “Bored Ape”, supostamente inflando valores dos tokens em prejuízo dos investidores. Esse caso ainda está pendente.

+++LEIA MAIS: Steve Aoki revela o sexo do seu bebê em show em Dubai; veja o momento

+++LEIA MAIS: Steve Aoki quer ‘se congelar com a família após a morte’; entenda

Kadu Soares é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: steve aoki