'NÃO É VERDADE'

Steve Perry desmente ex-colega de Journey e diz que não volta a cantar com a banda

Jonathan Cain, tecladista, havia declarado em entrevista que cantor considerava fazer participação em turnê de despedida — algo refutado via comunicado nas redes

Igor Miranda (@igormirandasite)

Steve Perry em 2017
Steve Perry em 2017 - Foto: Theo Wargo / WireImage for Rock and Roll Hall of Fame

Uma entrevista recente do tecladista Jonathan Cain deixou fãs de Journey em polvorosa — ainda que apenas por algumas horas. Ao site Ultimate Classic Rock, o músico disse que o vocalista clássico do grupo, Steve Perry, havia sido convidado para participar da turnê de despedida, Final Frontier.

Mais que isso: Perry, de acordo com o relato, estaria pensando no caso. Ele deixou a formação na segunda metade da década de 1990 para nunca mais retornar, não apenas à banda, como aos palcos de modo geral.

Steve, no entanto, não deixou que o rumor criasse raízes. Horas após a divulgação da entrevista, o cantor recorreu às redes sociais para informar que a informação não procedia.

Cain, inicialmente, havia compartilhado:

Neal [Schon, guitarrista e membro fundador] já convidou e disse que ele [Steve Perry] está pensando sobre isso. Espero que ele venha. Nunca é tarde. Temos 100 shows, então ele é bem-vindo em qualquer um deles. Ele não disse ‘não’ – vamos deixar assim.”

Em seu comunicado nas redes sociais, Perry agradeceu pelo interesse dos fãs, mas declarou estar em outro momento criativo. Por isso, não faria sentido retomar a parceria.

“Tenho escutado esses rumores recentes e preferi falar diretamente com todos vocês. Embora eu tenha eterna gratidão pelo carinho que as pessoas ainda sentem pelo Journey, os boatos sobre eu voltar à banda não são verdadeiros e quero gentilmente encerrá-los.

Entendo perfeitamente por que as pessoas desejariam isso. A música que criamos juntos também significa muito para mim. Porém, estou seguindo em frente, explorando novos trabalhos criativos e aproveitando a chance de fazer músicas novas que refletem quem eu sou hoje.

Agradeço pelo apoio contínuo ao longo dos anos. A lealdade de vocês nunca passou despercebida. Serei eternamente e humildemente grato por isso.”

A despedida do Journey

A turnê de despedida do Journey se inicia na próxima sexta-feira, 28, em Hershey, nos Estados Unidos. Há datas marcadas até julho, todas na América do Norte.

A grande motivação para o fim é a vontade do tecladista Jonathan Cain de se aposentar. Ele é um dos sócios da banda ao lado do guitarrista Neal Schon, com quem se desentendeu nos últimos anos. Ainda assim, os dois seguiram tocando juntos.

Steve Perry, por sua vez, abandonou os palcos após seu rompimento com o Journey em 1998. O vocalista lançou os álbuns solo Traces (2018) e The Season (2021, de temática natalina), mas não voltou a excursionar. Seu posto na banda é ocupado por Arnel Pineda — cuja participação na turnê de despedida segue em dúvida em função de acusações de agressão feitas na Justiça filipina por sua ex-mulher, Cherry.

+++ LEIA MAIS: Os 5 discos que passaram mais tempo na parada dos EUA
+++ LEIA MAIS: Journey anuncia turnê de despedida ‘Final Frontier’ pela América do Norte
+++ LEIA MAIS: As 10 músicas de rock mais ouvidas no Spotify em todos os tempos
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Jonathan Cain, journey, Steve Perry