NOS ESTÚDIOS

Sublime prepara primeiro álbum em 30 anos: 'Missão de descoberta'

Jakob Nowell, filho do falecido vocalista Bradley Nowell, detalhou trabalho para continuar legado da banda sem desrespeitar história

Por Brian Hiatt, da Rolling Stone

Publicado em 26/03/2025, às 17h28
Sublime (Foto: Lester Cohen/Getty Images for Audacy)
Sublime (Foto: Lester Cohen/Getty Images for Audacy)

Artigo publicado em 26 de março de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

Jakob Nowell, filho do falecido vocalista do Sublime, Bradley Nowell, fez sua estreia oficial como vocalista da banda revivida no Coachella no ano passado, e agora ele está trabalhando com os membros originais Eric Wilson e Bud Gaugh em um possível novo álbum — que seria o primeiro da banda desde o icônico Sublime (1996), lançado logo após a morte de Bradley.

"É o epílogo", disse Jakob à Rolling Stone. "Algo que explora meu relacionamento de vida com esse incrível corpo de trabalho de uma figura que eu realmente nunca cheguei a conhecer, uma figura que inspirou tantos ouvintes de música e músicos ao redor do mundo."

Aos 29 anos, Nowell passou uma semana no estúdio com o baterista do Blink-182, Travis Barker, e o produtor John Feldmann para escrever músicas para o projeto. "Esses caras são demais. Travis é um fã da velha guarda e estudioso do catálogo do Sublime... Eles também parecem membros da família agora, cara. Havia aquele sentimento de todos de que o que estamos fazendo aqui é algo especial em um nível emocional, espiritual e familiar", disse Nowell. Barker acrescentou em uma declaração: "Isso vai ser muito especial. Bradley vem por meio de seu filho Jakob... Relaxa todos os dias no estúdio quando ele canta e toca violão."

Nowell, que também grava pop alternativo como Jakobs Castle, não está interessado em modernizar o som do Sublime. “O objetivo não é criar algo como: 'É isso que o Sublime seria hoje em 2025'”, ele diz. “Não, apenas mais um respeito sólido e homenagem às obras do grupo.”

Além de composições novas, o músico também está desenterrando os arquivos de estúdio das ideias inacabadas de seu pai. O Sublime já fez sucesso no rádio com rock alternativo no ano passado com “Feel Like That”, que conta com pai e filho nos vocais.

Estamos vasculhando e tentando destilar o que torna uma música do Sublime uma música do Sublime. Tem sido um processo de aprendizado divertido me aproximar e conhecer meu familiar perdido em um sentido espiritual. Acho que deixamos muito de nós mesmos, como esse projeto do nosso DNA, no trabalho que criamos e divulgamos. Então, realmente tem sido também uma missão de descoberta de fatos.”
Bradley Nowell (Foto: Reprodução)
Bradley Nowell (Foto: Reprodução)

Entre as datas da turnê com a banda, Jakob também mergulhou em suas diversas influências, incluindo Minutemen, Bad Brains, "muito blues antigo", os artistas de reggae Johnny Osbourne e Jacob Miller, Eazy-E e Butthole Surfers. Ele também está trabalhando em músicas para o projeto com um colaborador de longa data, o produtor Jon Joseph, que vem rastreando detalhes técnicos dos lançamentos anteriores do Sublime em um caderno.

“Todos nós nos revezamos adicionando a ele”, diz Nowell. “E ele é o verdadeiro estudioso, sabe, examinando não apenas cada lançamento, mas cada bootleg, cada fita, cada coisa que o Sublime já fez. Ele está rastreando cada progressão de acordes, melodia vocal, conteúdo lírico e temas e compilando uma lista. É como um livro de feitiços... Tentamos usar esse grande diagrama de Venn que tem todos os elementos de cada coisa multigênero diferente. E tentamos ficar no centro para manter uma certa autenticidade.”

Ele prevê começar com um single ou dois, e continuar em direção ao álbum completo, desde que a recepção seja positiva. “Se parecer ameaçador e sem graça e simplesmente não for algo legal de se fazer, provavelmente não continuaremos. Mas se houver um pouquinho de interesse e parecer que estamos fazendo nosso trabalho direito e respeitando esse legado, então, é claro, fazer música é o que queremos. É o trabalho de Bud e Eric, cara. É o que eles sabem fazer.”

Enquanto isso, uma cinebiografia do Sublime há muito planejada parece estar avançando, com o astro de Riverdale, KJ Apa, "praticamente confirmado" para interpretar Bradley Nowell, de acordo com Jakob. "Parece que há algum interesse e algum financiamento e parece que vai acontecer", diz ele, que está em contato com Apa e está revisando o roteiro para autenticidade. "Você não quer que sua cinebiografia seja muito constrangedora. É fácil que isso siga por esse caminho. Mas acho que temos as mentes certas trabalhando na peça."

Enquanto trabalha em novas músicas do Sublime, Jakob está profundamente ciente do peso da história. “Quando uma banda querida dos anos noventa volta depois de 30 anos e lança um novo disco, você nunca vai vencer”, ele diz. “Você não pode competir com a mitologia. O mito vencerá todas as vezes. Então, tudo o que podemos fazer é tentar criar um tributário para essa figura que vimos antigamente.… Muitas vezes, o maior desafio para mim é que você tem essa sensação sempre presente de que está se esgueirando para o reino dos deuses e roubando suas estátuas. Não queremos profanar as obras de Deus aqui. Só queremos exaltá-las.”

+++LEIA MAIS: O que fez Jakob Nowell aceitar entrar para o Sublime na vaga do pai

+++LEIA MAIS: Sublime no Brasil: Jakob Nowell fala à RS sobre shows, volta da banda e futuro

+++LEIA MAIS: Sublime entrega tudo em show em SP, mas de forma caótica