LIDERANÇA

Taylor Swift foi a artista mais vendida pelo quarto ano seguido em 2025; confira o ranking global

Segundo relatório anual divulgado pela IFPI, a cantora estadunidense superou grandes nomes concorrentes, como Stray Kids, Drake, Billie Eilish e Bad Bunny

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Taylor Swift
Taylor Swift (Foto: Getty Images)

Uma das estrelas pop mais influentes da contemporaneidade, Taylor Swift acaba de consagrar novamente seu posto no topo da indústria musical. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), organização que divulga relatórios anuais sobre o setor fonográfico, Swift foi a artista mais vendida globalmente em 2025. Este é o quarto ano consecutivo, desde 2022, que a cantora estadunidense conquista esta posição.

Antes de 2022, Swift já havia alcançado o topo da lista em 2014 e 2019 anos em que lançou os álbuns 1989 e Lover, respectivamente ; em 2020 e 2021, o grupo que ficou em primeiro lugar foi o BTS. Agora, acumulando seis anos na liderança, ela supera artistas como Stray Kids, Drake, Billie Eilish e Bad Bunny.

Em 2025, Swift lançou seu 12º álbum de estúdio, The Life of a Showgirl, que quebrou recordes históricos de vendas e streams. De acordo com dados da Luminate, o disco teve a maior semana de estreia da história, com mais de 4 milhões de unidades equivalentes, superando o recorde anterior de Adele com 25 (2015), que vendeu 3,4 milhões de unidades em sua semana de lançamento.

Para alcançar este feito, Swift investiu pesado em estratégias de vendas. A cantora disponibilizou em mais de vinte formatos físicos do álbum, entre CDs, LPs e versões de colecionador, além de lançar quatro novas variantes em CD na semana de estreia, cada uma com faixas bônus e capas exclusivas.

O single “The Fate of Ophelia” também ocupou o primeiro lugar das paradas da Billboard por 10 semanas, e as outras 12 faixas do disco alcançaram as 12 primeiras posições da Hot 100.

Outros artistas de destaque, segundo a IFPI

Dois artistas fizeram sua primeira aparição no ranking em 2025. Tyler, the Creator, vencedor do Grammy de Melhor Capa de Álbum, ocupou o 12º lugar da lista após a turnê de divulgação de Chromakopia (2024) e do lançamento do disco surpresa Don’t Tap The Glass (2025). A banda japonesa de rock Mrs. Green Apple também estreou na lista, ocupando a 13ª posição.

Alguns nomes, que não estiveram entre os mais vendidos de 2024, retornaram ao ranking no ano passado: Lady Gaga fez sua primeira aparição desde 2020, Ed Sheeran e SZA, desde 2023, e Justin Bieber, desde 2021. Bad Bunny, por sua vez, atração do show de intervalo do Super Bowl e vencedor do Grammy de Álbum do Ano, subiu 15 posições no ranking em comparação à 2024, indo do 20º para o 5º lugar.

A IFPI compila dados de streaming, downloads e formatos físicos em todos os países, utilizando uma metodologia que abrange toda a obra do artista, sem se limitar a lançamentos recentes. Confira a seguir os 20 artistas que mais venderam no mundo em 2025:

20 artistas mais vendidos em 2025

  1. Taylor Swift
  2. Stray Kids
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. Bad Bunny
  6. Kendrick Lamar
  7. Morgan Wallen
  8. Sabrina Carpenter
  9. Billie Eilish
  10. Lady Gaga
  11.  Ariana Grande
  12. Tyler, the Creator
  13. Mrs. Green Apple
  14. SEVENTEEN
  15. Eminem
  16. Linkin Park
  17. Zach Bryan
  18. Ed Sheeran
  19. SZA
  20. Justin Bieber

+++ LEIA MAIS: Kendrick Lamar se torna rapper mais premiado na história do Grammy

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: ifpi, Taylor Swift