HISTÓRICO

Taylor Swift quebra novo recorde com ‘The Life of a Showgirl’

Novo álbum de Taylor Swift atinge 3,5 milhões de unidades nos EUA e supera Adele na era dos streamings

Kadu Soares (@soareskaa)

Taylor Swift
Taylor Swift alcança novos recordes com 'The Life of a Showgirl', superando Adele e consolidando-se como fenômeno da indústria musical com 3,5 milhões de unidades vendidas (Foto: Kevin Winter/TAS24/Getty Images para TAS Rights Management)

Taylor Swift segue acumulando marcos impressionantes na indústria da música. O novo álbum da cantora, The Life of a Showgirl (2025), atingiu 3,5 milhões de unidades equivalentes de álbuns apenas nos Estados Unidos, segundo dados preliminares da Luminate, empresa responsável pelas medições da Billboard.

Desse total, 3,2 milhões são vendas puras, somando cópias físicas e digitais, enquanto cerca de 300 mil unidades vêm do desempenho em plataformas de streaming. Com esses números, The Life of a Showgirl conquistou o recorde de maior semana da era do streaming, ultrapassando o feito de 25 (2015), de Adele, que somou 3,48 milhões de unidades equivalentes na semana de estreia.

Desde 2014, a Billboard 200 passou a classificar os discos mais populares da semana com base em unidades equivalentes de álbuns, um sistema que considera vendas completas, downloads e transmissões sob demanda. Cada unidade equivale a uma venda de álbum, dez downloads individuais ou entre 1.250 e 3.750 streams, dependendo do tipo de reprodução.

No caso de The Life of a Showgirl, todas as vendas vieram de álbuns completos, já que nenhuma faixa foi disponibilizada individualmente. Além disso, Swift quebrou outro recorde: o disco registrou 1,2 milhão de cópias em vinil em sua primeira semana, o maior número desde o início do rastreamento eletrônico da Luminate, em 1991.

Foi tudo pensado

Esse resultado foi impulsionado por uma estratégia agressiva de lançamento. O disco foi disponibilizado em mais de vinte formatos físicos, entre CDs, LPs e versões de colecionador. Durante a semana, Swift ainda lançou quatro novas variantes em CD, cada uma com faixas bônus e capas exclusivas.

A cantora também intensificou a divulgação em programas de TV, podcasts e lançou o curta Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl, que estreou no topo das bilheterias dos Estados Unidos e Canadá no mesmo fim de semana.

Com The Life of a Showgirl, Taylor Swift se torna a única artista da era moderna com oito álbuns que venderam mais de um milhão de cópias em uma semana. Caso o disco estreie no topo da Billboard 200, será o 15º primeiro lugar da artista, superando Drake e JAY-Z e ficando atrás apenas dos Beatles, com dezenove.

+++LEIA MAIS: Taylor Swift comenta rumor de ter recusado o Super Bowl: ‘Não tem nada a ver com Travis’

+++LEIA MAIS: Abracadabra! Previsões da Rolling Stone para a música do ano

+++LEIA MAIS: ‘The Life of a Showgirl’ se tornou o álbum mais ouvido em um único dia no Spotify este ano

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Adele, Taylor Swift