Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Taylor Swift vai enfrentar julgamento por processo de direitos autorais em ‘Shake It Off’; entenda

Desde 2017, Taylor Swift enfrenta acusações de copiar o refrão de “Shake It Off” - e agora, a cantora vai participar de julgamento

Redação Publicado em 10/12/2021, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taylor Swift (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images)
Taylor Swift (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images)

Hit de Taylor Swift, “Shake It Off” é alvo de polêmica desde 2017, quando a cantora foi acusada pelos compositores Sean Hall e Nathan Butler de copiar o refrão de outra música, lançada previamente. Depois de anos, a estrela vai enfrentar um julgamento relacionado ao processo.

Conforme noticiou a NME, a dupla de compositores acusa Swift de ter copiado versos da canção “Playas Gon’ Play”, escrita por eles em 2001 para a banda 3LW - e apesar de a ação ser julgada improcedente, em 2018, pela justificativa da letra ser muito “banal”, a decisão foi revogada em 2019.

+++ LEIA MAIS: Beatles, BTS, Taylor Swift e mais: Os músicos mais bem pagos de 2020 [LISTA]

No refrão de Swift, a artista canta “‘Cause the players gonna play, play, play, play, play” and “haters gonna hate, hate, hate, hate, hate“ [em tradução livre para o português, “Jogadores vão jogar, jogar (...) e odiadores vão odiar, odiar (...)”]. Na canção de Sean Hall e Nathan Butler, o trecho é parecido: “Playas, they gonna play, and haters, they gonna hate.”

Decisão de juiz sobre acusação

Em 2020, um juiz confirmou que o caso, relacionado aos direitos autorais do verso, iria adiante. Michael Fitzgerald afirmou que Hall e Butler “alegaram suficientemente uma seleção e arranjo protegível ou uma sequência de expressão criativa”, e classificou o trecho como “semelhante o suficiente” para um processo judicial continuar.

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift é ‘amuleto da sorte’ do Corinthians? Entenda a relação da cantora com time de futebol

Segundo informações da BBC (via NME), Swift solicitou um julgamento sumário — uma decisão imediata de que ela não havia infringido direitos autorais em “Shake It Off” —, mas o juiz Fitzgerald recusou, e a data do julgamento será marcada.

Para justificar a decisão o juiz escreveu: “Embora haja algumas diferenças perceptíveis entre as obras, também há semelhanças significativas no uso das palavras e na sequência / estrutura. O tribunal não pode atualmente determinar que nenhum jurado razoável possa encontrar semelhanças substanciais de fraseado lírico, arranjo de palavras ou estrutura poética entre as duas obras.” A defesa de Swift não se manifestou.

+++LEIA MAIS: Por que Taylor Swift escolheu Dylan O’Brien e Sadie Sink para o clipe de 'All Too Well'?