Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / SONGS FOR A NERVOUS PLANET

Tears For Fears defende uso de IA em capa de novo disco

O novo álbum da banda, 'Songs For A Nervous Planet', será lançado no dia 25 de outubro

Redação Publicado em 23/09/2024, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tears For Fears (Foto: Tristar Media/Getty Images)
Tears For Fears (Foto: Tristar Media/Getty Images)

O Tears For Fears explicou a escolha da capa de seu novo álbum. No início do mês, a banda anunciou que o disco, intitulado Songs For A Nervous Planet, chega às plataformas de streaming no dia 25 de outubro. 

A arte da capa mostra um astronauta em meio a um campo de girassóis. O novo projeto contará com versões ao vivo de canções do Tears For Fears e quatro faixas inéditas.

Após serem criticados por fãs, os donos do hit "Shout" revelaram que a capa foi "pensada em colaboração" com Vitalie Burcovschi, conhecido também como Surrealistly

A arte do álbum Songs For A Nervous Planet é uma colagem digital mista, com a IA sendo apenas uma das muitas ferramentas usadas no processo criativo. Queríamos uma capa vibrante que evocasse uma sensação de ficção científica, temas futuristas e uma fuga do que é conhecido. Os girassóis são um aceno alegre para as imagens clássicas do Tears For Fears, enquanto a justaposição do astronauta é uma ligação para a nossa próxima música, 'Astronaut', e uma sensação de alienação e não pertencimento. Somos fãs do trabalho de Surrealistly há muito tempo e sabíamos que ele seria o artista perfeito para dar vida à nossa visão.

Críticas

Mesmo após o Tears For Fears se pronunciar sobre o uso de IA na arte da capa do álbum, internautas continuaram criticando a decisão da banda.

"A ironia de chamar um disco de Songs For A Nervous Planet e usar IA, que está destruindo ele [o planeta], na capa", escreveu fã nos comentários da publicação no Instagram. "Artistas de IA não são artistas de verdade", argumentou outro.

"Isso não é arte. Isso não é um artista. O uso de imagens de IA é roubo, fraude, e completamente errado. Estou sem palavras, até mesmo para compreender por que uma banda tão grande como o Tears For Fears usaria IA para gerar uma capa de álbum, ou por que ninguém viu isso como um erro em nenhum momento. Ouça os seus fãs e conserte isso, por favor", protestou um terceiro.