Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

The Last of Us: Qual o significado da música tocada no fim do 3º episódio?

Indicada ao Grammy na década de 1970, a emocionante faixa embala as últimas cenas de "Long, Long Time", o mais recente capítulo da trama

Redação Publicado em 31/01/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'The Last of Us' (Foto: Divulgação/ HBO)
Cena de 'The Last of Us' (Foto: Divulgação/ HBO)

Com um final bastante diferente do videogame, o terceiro episódio de The Last of Ustrouxe bastante emoção para a série através da história de Bill e Frank. E, curiosamente, é uma música dos anos 1970 com o mesmo nome do capítulo que encerra sua trama.

A relação entre Bill e Frank começa pouco tempo depois do surto de Cordyceps, quando Bill (Nick Offerman) encontra Frank (Murray Bartlett) preso em uma de suas armadilhas e o leva para sua casa. Na residência, Frank encontra o piano de Bill e folheia algumas partituras que chamam sua atenção.

+++LEIA MAIS: The Last of Us: Música do 3º episódio explica mistério da série

Entre as coleções, o personagem encontra a coletânea The Best of Linda Ronstadt e, após afirmar que é sua favorita, Frank seleciona uma faixa. Trata-se de "Long Long Time", lançada por Linda Ronstadt no disco Silk Purse, em 1970. A bela serenata termina com um beijo entre os personagens, que desencadeia uma duradoura relação.

Indicada ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina em 1971, “Long Long Time” tem um tom bastante triste, por narrar um amor não correspondido. Na trama de The Last of Us, contudo, a faixa embala o relacionamento entre Bill e Frank — e, de certa forma, serviu como um estopim para o amor entre os personagens.

+++LEIA MAIS: The Last of Us: O que esperar do episódio 4?

"Tivemos a ideia de que Bill e Frank se conectariam por meio de uma música. Isso seria o que essencialmente levaria Frank a se sentir diferente em relação a Bill, não apenas dizendo 'oh, entendo o que está acontecendo com esse cara', mas também desejá-lo", explicou o diretor Craig Mazin, ao podcast The Last of Us da HBO (via Mashable).

Grande marco do episódio, “Long Long Time” ganha ainda mais significado quando toca no rádio da caminhonete de Bill enquanto Joel e Ellie pegam a estrada após descobrirem o fim do casal. Isso porque, muito além de indicar o quanto Bill e Joel são parecidos, a faixa ainda nos faz lembrar da emocionante relação que acompanhamos durante o capítulo.

+++LEIA MAIS: The Last of Us: Qual doença que Frank tem?