O vocalista do Radiohead ficou irritado com membro da plateia que pediu a ele que se posicionasse sobre o conflito
Thom Yorke abandonou o palco durante o próprio show em Melboune, na Austrália, nesta quarta-feira, 30, após um membro da plateia mencionar a guerra entre Israel e Palestina. O manifestante gritou: "O genocídio israelense em Gaza! Como pode ficar quieto diante do conflito?"
O vocalista do Radiohead e The Smile, então, pediu ao fã que subisse ao palco para falar com ele cara a cara. "Suba aqui e diga isso", pediu o músico. "Bem aqui! Vamos lá! Venha aqui à p*rra do palco e diga o que quer dizer!"
Ao ficar sem resposta, Yorke afirmou antes de deixar o palco: "Você quer arruinar a noite de todo mundo? Ok, você quer. Até logo então". Conforme relatado pelo público (via People), o artista retornou pouco depois para tocar "Karma Police", sucesso do Radiohead.
Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead e do The Smile, apresentou-se em Israel ao lado do músico israelense Dudu Tassa em junho deste ano. A dupla tocou faixas do álbum colaborativo Jarak Qaribak, lançado no ano passado.
O show teria acontecido um dia depois que Greenwood participou de protestos pedindo pela liberdade de supostos reféns israelenses mantidos em Gaza. Ele também teria se manifestado a favor de novas eleições e contra o governo de Israel (via NME).
Durante a performance em Tel Aviv, fãs fizeram gritos de paz, enquanto Tassa afirmou: "Tem músicos aqui, não políticos. Música sempre funcionou, que possamos viver dias melhores e retornar com segurança".
A esposa de Greenwood, Sharona Katan, é israelense. Um de seus parentes serviu ao exército de Israel e perdeu a vida durante guerra contra a Palestina.
@makzym8 Melbourne night 2. Guy then got got by the Karma Police #radiohead#thomyorke#melbourne♬ original sound - Maxim
A Campanha Palestina pelo Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI) se pronunciou, pedindo por "pressão pacífica e criativa em sua banda Radiohead para se distanciar de forma convincente dessa flagrante cumplicidade no crime dos crimes".
A PACBI ainda notou que, enquanto Greenwood protestava, Israel estava bombardeando palestinos em Rafah.