AMIZADE

O incrível presente de Natal que Brian May deu a Tony Iommi

Guitarristas são próximos desde os anos 1970, e agora podem fazer jam sessions combinando não apenas nos riffs e solos harmonizados

Pedro Hollanda

O guitarrista Tony Iommi com uma guitarra Red Special de Brian May (Foto: reprodução / Instagram)
O guitarrista Tony Iommi com uma guitarra Red Special de Brian May (Foto: reprodução / Instagram)

Brian May e Tony Iommi são grandes amigos. Ao longo dos anos, os dois guitarristas falaram abertamente sobre a proximidade e admiração que sentem um pelo outro.

Logo não é de se espantar que o integrante do Queen quisesse dar um presente de Natal especial ao colega. E assim foi feito.

Em publicação no seu perfil de Instagram, o músico do Black Sabbath revelou que recebeu do amigo uma réplica de sua lendária guitarra Red Special. O modelo foi utilizado por May durante toda a carreira.

Só há uma pequena diferença. Trata-se de uma versão canhota, perfeita para Iommi.

Tony escreveu:

“Muito obrigado ao meu melhor amigo Brian May e o mestre luthier Andrew Guyton, da Guyton Guitars, por esta incrível réplica canhota da Red Special. Andrew a entregou pessoalmente semana passada – um verdadeiro presente de Brian, há dois anos em curso. Natal chegou mais cedo!”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Tony Iommi (@tonyiommi)

A guitarra foi feita com a construção vintage da Red Special original de May, mas o braço foi talhado no mesmo perfil de Jaydee Old Boy, o instrumento de seis cordas preferido de Iommi desde o final dos anos 70. O modelo também contém um treble booster embutido, além de captadores e ferragens vintage para replicar o timbre clássico.

Conexão instantânea entre Brian May e Tony Iommi

A origem da amizade entre Brian May e Tony Iommi pode ser datada do começo dos anos 70. Entretanto, o guitarrista do Black Sabbath não se lembra onde conheceu o colega de instrumento pela primeira vez.

Em entrevista ao programa da BBC The Rock Show with Johnnie Walker (via Blabbermouth), Iommi precisou selecionar num quadro seu deus do rock — e resolveu escolher May. Em seguida, relembrou:

“Nos conhecemos no começo dos anos 70. Não lembro se foi num estúdio. Não lembro mesmo. Será que ele sabe onde nos conhecemos? Nós fizemos uma conexão instantânea e conversávamos um com o outro noite adentro.” 

Iommi comentou ainda como é impossível separar May de sua guitarra. Sempre que os dois se encontram, acabam tocando juntos. Por isso, deixa instrumentos a postos na sua casa para quando recebe visita do amigo.

+++ LEIA MAIS: A primeira performance de Tony Iommi desde morte de Ozzy Osbourne
+++ LEIA MAIS: A mensagem de Tony Iommi em homenagem a Ozzy Osbourne, que nos deixou
+++ LEIA MAIS: A recente confissão de Brian May sobre derrame sofrido em 2024

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: black sabbath, Brian May, queen, tony Iommi