Assim como o amor vira tema de diversas canções, os corações partidos também inspiram várias músicas
Quem nasceu ou mora em São Paulo já deve ter ouvido a seguinte comparação: a Avenida Paulista é como o casamento, começa no Paraíso e termina na Consolação. A expressão faz referência ao fato de que a famosa avenida da capital paulista começa no bairro Paraíso, e termina na Rua da Consolação. O trocadilho tem uma visão negativa sobre os romances e é com esse sentimento que diversos artistas escreveram canções para mandar um recado aos ex-companheiros. Confira nove exemplos:
O videoclipe de "Smile" deixa bem claro que o eu lírico quer se vingar de um ex-namorado. A história por trás não era muito diferente, já que Lily Allen estava saindo de um relacionamento com DJ Lester Lloyd. Ele negou que traiu a então namorada. Ao The Sun (via NME), Allen desabafou: "Sempre pensei que deveríamos escrever sobre aquilo que sabemos, o que está acontecendo na sua vida, e esse cara tirou tanto do meu tempo e das minha emoções que as palavras só vieram."
"Lose You to Love Me" parece fazer referência ao relacionamento de idas e vindas entre Selena Gomez e Justin Bieber. O casal terminou para valer em março de 2018. Meses depois, ele começou a namorar Hailey Baldwin e, em setembro, os dois se casaram. Em um trecho da música de Gomez, ela diz "Eu me entreguei por inteiro e todo mundo sabe / Você me destruiu e agora dá pra ver / Em dois meses, você nos substituiu como se fosse fácil".
A separação de Shakira e Piqué não foi nada amigável. O jogador traiu a cantora, que dedicou "Bzrp Music Sessions, Vol. 53" a ele. No trecho "Eu valho por duas de 22 / Você trocou uma Ferrari por uma Twingo", Shakira deixa ainda mais claro o que pensa sobre a traição do ex-marido com uma mulher mais nova, e os versos foram respondidos com uma foto de Piqué ao lado de um Twingo.
"Call Me When You're Sober" foi escrita por Amy Lee e Terry Balsamo. A letra é inspirada no fim do relacionamento entre Lee e Shaun Morgan, que gravaram "Broken" juntos.
"Fiquei mortificada e arrasada. Foi muito mais fácil para mim ficar com raiva e sentir o poder dessa raiva do que ser essa mulher quebrada e horrorizada no chão", descreveu Alanis sobre a música que fala sobre o término com Dave Coulier(via American Songwriter).
São apenas especulações, mas fãs acreditam que "Drivers License" foi endereçada para Joshua Bassett. Os dois teriam vivido um romance breve, até o ator supostamente trocar Olivia por Sabrina Carpenter. A letra da canção dá várias pistas de que se trata de uma espécie de vingança. O trecho "E você provavelmente está com aquela garota loira / A que sempre me fez duvidar / Ela é muito mais velha que eu / Ela é tudo aquilo que me deixa insegura" descreve alguém parecida com Sabrina.
A maioria dos ex-namorados de Taylor Swift foi tema de faixas da cantora. "All Too Well" se destaca por ter ganhado um videoclipe, digno de Grammy, com cenas que se assemelham ao relacionamento vivido pela cantora e o ator Jake Gyllenhaal.
Os fãs tiveram a confirmação de que Beyoncé foi traída por Jay-Z quando a cantora lançou o álbum Lemonade(2016). Já em Everything Is Love (2018) — álbum do casal (The Carters) —, a faixa "Lovehappy", especificamente, fala sobre o drama enfrentado pelos artistas: "Sim, você fodeu com tudo na primeira chance, nós tivemos que nos casar novamente", diz a letra.
Embora Mariah Carey negue, Eminem já deu a entender diversas vezes que os dois tiveram um caso. No clipe de "Obsessed", a cantora faz uma espécie de cosplay do rapper. Ele não deixou barato e já chegou a mencionar Carey em "Bagpipes From Baghdad".