Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Batalha judicial

Travis Scott quer arquivamento de processo sobre a frase 'Alright, Alright, Alright'

Os advogados do rapper alegam que a frase — supostamente tirada da música 'Bitches (Reply)' do DJ Jimi - é muito comum para ter direitos autorais

Travis Scott (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)
Travis Scott (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)

Travis Scott entrou com uma moção para rejeitar uma ação judicial sobre samples não licenciados, com os advogados do rapper alegando que o sample supostamente violado — a frase “Alright, Alright, Alright” da música “Bitches(Reply)” do DJ Jimi de 1992 — não garantir proteções de direitos autorais.

Scott foi processado no início deste ano por Derrick Ordogne e Dion Norman, que escreveram “Bitches(Reply)”. De acordo com a denúncia obtida pela Rolling Stone EUA, o refrão de abertura da música foi amplamente sampleado ao longo dos anos (“Church Girl” de Beyoncé, “Start this Shit Off Right” de Lil Wayne e “Bickenhead” de Cardi B são referenciados como exemplos), e supostamente aparece em duas faixas de Scott: "Stargazing" de Astroworld (2018) e "Til Further Notice" de Utopia (2023).

+++LEIA MAIS: Drake quer ser retirado de processos da tragédia no Astroworld: 'Não estava envolvido no planejamento'

Ordogne e Norman alegaram que “não autorizaram” o sample de nenhuma das músicas. Eles também alegaram que Scott efetivamente “admitiu o uso não autorizado de 'Bitches (Reply)'” quando um “fornecedor de liberação de amostras” os contatou sobre a cobertura de samples para “Til Further Notice”.

Mas na sua moção para rejeitar o processo, os advogados de Scott citaram casos anteriores de direitos de autor, onde os juízes decidiram que o uso de “expressões comuns e quotidianas” não cumpre o requisito de originalidade para proteções de direitos de autor. Eles disseram que, neste caso, a “repetição da palavra 'tudo bem' é simplesmente muito 'comum', 'cotidiano', 'banal' e 'clichê'” para garantir proteção de direitos autorais.

+++LEIA MAIS: Travis Scott planeja ingressar na Universidade de Harvard para estudar arquitetura