Programa que vai ao ar à meia-noite foi transmitido originalmente em 1973 e faz parte de programação especial dos 55 anos da emissora
Em celebração aos 55 anos da TV Cultura, a emissora preparou uma programação comemorativa que resgata clássicos que fizeram parte da história da televisão brasileira. Um dos destaques é o programa MPB Especial, dirigido pelo jornalista e produtor musical Fernando Faro.
Nesta terça-feira (13), a emissora exibe a edição em que Faro recebeu os Novos Baianos. A atração, que vai ao ar à meia-noite, foi transmitida pela primeira vez em 1973, um ano após o lançamento do álbum Acabou Chorare. Na edição, os integrantes da banda contam curiosidades e falam sobre influência de João Gilberto no disco.
+++LEIA MAIS: Baby do Brasil relembra sucesso dos Novos Baianos
Entre os músicos que participaram do programa, estão: Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Moraes Moreira. Os Novos Baianos cantam músicas como “Miragem”, “Bolado”, “Escorrega Sebosa”, “Brasil Pandeiro”, entre outras.
Em 2007, a Rolling Stone Brasil realizou uma votação sem precedentes na imprensa nacional, com estudiosos, produtores e jornalistas para encontrar o maior álbum da história da música brasileira.
Os critérios analisados incluíram valor artístico intrínseco e importância histórica. Todos os votos foram somados e resultaram em uma lista de 100 discos essenciais, com Acabou Chorare figurando em primeiro lugar.
+++LEIA MAIS: Os 100 maiores discos da música brasileira
15 anos depois da publicação da lista, Baby Consuelo comentou a eleição. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, a cantora revelou que o título de maior álbum da música nacional foi uma surpresa, mas também disse que a banda sabia muito bem o que estava fazendo e onde queria chegar:
Nossa ideia era fazer um trabalho que ficasse para sempre. [...] Queríamos ser um influenciador pro resto da história da música. [...] Novos Baianos não estava na caixinha, não estava enquadrado, engessado. Estava livre. E foi nessa mistura de ritmos e instrumentos que conquistaram o Brasil."
Ouça Acabou Chorare a seguir: