Tyler, The Creator é eleito “Artista do Ano” pela Apple Music em 2025
Rapper alcança 4,5 bilhões de minutos de audição e confirma domínio global ao lançar dois álbuns de sucesso no mesmo ano
Kadu Soares (@soareskaa)
O artista norte-americano Tyler, The Creator foi nomeado “Artista do Ano” pela Apple Music na edição 2025, por conta do impacto de sua música e cultura ao longo dos últimos 12 meses. A conquista chega depois de um ciclo em que Tyler atingiu seu melhor ano na plataforma em termos de reproduções, ouvintes únicos e horas escutadas. No total, foram mais de 4,5 bilhões de minutos ouvidos no mundo todo entre novembro de 2024 e outubro de 2025, segundo dados da plataforma.
Tyler iniciou o ano com sua turnê de Chromakopia, a mais ambiciosa até hoje e que se tornou o álbum de maior sucesso na Apple Music em seu primeiro dia e primeira semana.
Em plena turnê, ele escreveu, gravou, produziu e lançou Don’t Tap The Glass (2025), um álbum de rap urgente e direto, que alcançou o topo das paradas gerais da Apple Music em mais de 55 países.
Para a Apple Music, a escolha ressalta a carreira de Tyler como a de um criador “geracional” em seu momento mais destemido. Zane Lowe, diretor criativo global da plataforma, comentou:
“Tyler continua provando que tudo é possível. Sua criatividade tem sido incrível o ano inteiro. Sua ousadia só é comparada ao cuidado com que apresenta seu trabalho. Ele inspira seus colegas e fãs hoje, e continuará inspirando gerações no futuro”.
Tyler também falou sobre o reconhecimento:
“Para todo mundo que ouve minha música, obrigado. Eu agradeço muito vocês. Este ano foi o maior da minha carreira até agora. Ser o Artista do Ano do Apple Music é incrível. Agradeço o carinho. Agradeço o reconhecimento. Isso significa muito para mim, especialmente pela música e pelas coisas que eu crio. Por favor, continuem apoiando quem faz as coisas de um jeito diferente; isso significa muito para nós”.
Sobre o prêmio
O prêmio físico entregue pela Apple Music simboliza essa jornada: uma lâmina de silício personalizada da Apple suspensa entre vidro polido e estrutura de alumínio usinado, encapsulando o chip que coloca mais de 100 milhões de músicas na ponta dos dedos dos ouvintes.
A nomeação de Tyler coincide com um momento cheio de marcos: além dos lançamentos e turnê, o artista coleciona indicações ao Grammy Awards 2026 por Chromakopia e Don’t Tap The Glass, e prepara sua estreia como ator no longa-metragem Marty Supreme (dirigido por Josh Safdie e estrelado por Timothée Chalamet).Desde a primeira edição da premiação em 2019, quando Billie Eilish foi coroada Artista do Ano, a distinção da Apple Music se estabeleceu como um termômetro cultural global. Em 2020, o título ficou com Lil Baby; em 2021, com The Weeknd; em 2022, com Bad Bunny; em 2023, com Taylor Swift; e em 2024, novamente com Billie Eilish. Agora, em 2025, Tyler, The Creator herda o título.
+++LEIA MAIS: Tyler, the Creator lança deluxe de ‘Chromakopia’ e revela planos de pausa