PREMIAÇÃO

Tyler, the Creator é eleito ‘Inovador da Década’ pela Variety

Criatividade sem fronteiras: música, moda e cinema, Tyler recebe reconhecimento por redefinir o que é ser um artista hoje

Kadu Soares (@soareskaa)

Tyler, the Creator
Foto: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

No último sábado, 6, aconteceu o Hitmakers da Variety em Los Angeles, que celebrou os artistas mais populares do ano, além dos compositores, produtores, executivos e outros profissionais que ajudaram a moldar os “hits” e as tendências globais.

No evento, são premiados nomes que tiveram impacto significativo nas paradas, na cultura e na indústria e Tyler, the Creator recebeu o prêmio de Inovador da Década, uma homenagem a mais de 15 anos de obra marcada por inovação, risco estético e pluralidade criativa.

A premiação reconhece não apenas seu histórico no rap desde os tempos do coletivo Odd Future, mas a forma como Tyler expande sua arte: da produção musical aos videoclipes, de turnês e cenografias à moda, com suas marcas Golf Wang e le FLEUR*, e até sua incursão no cinema com participação no filme anunciado Marty Supreme.

Em seu discurso ao receber o prêmio, Tyler admitiu estar surpreso e emocionado: “Para mim, sempre olhar pra frente, é aí que me sinto confortável. Mas, caramba, é bom ouvir que os últimos 15 anos foram maneiros pra caramba”. Ele aproveitou para agradecer quem vem acompanhando sua trajetória e celebrar a liberdade criativa que vem cultivando desde o início.

O prêmio foi entregue por André 3000, que fez um elogio à versatilidade e persistência de Tyler. Segundo André, ele seria uma inspiração para toda nova geração: “Ver seu entusiasmo, impulso e paixão é contagiante. Ele se importa com o que faz — e inovar, para ele, é constante”.

Confira o momento:

@keptatleastsixdisc Andre 3000 presents Tyler, The Creator with the Variety Hitmaker’s “Innovator of the Decade” award #tylerthecreator #andre3000 #fyp ♬ original sound – keptatleastsixdisc

2025: um ano de consolidação e conquistas para Tyler

Desde do início de 2024, Tyler vem vivendo um de seus períodos mais intensos. Primeiro, lançou o introspectivo Chromakopia (2024), e no meio da turnê, surpreendeu fãs com outro projeto: Don’t Tap The Glass (2025). Lançado em julho de 2025, o disco aposta em batidas ousadas e estética dos anos 2000. Ainda em 2025 lançou Chromakopia+ (2025), deluxe do disco anterior com uma faixa bônus.

Além dos álbuns, Tyler teve um desempenho marcante nas plataformas de streaming: foi eleito pela Apple Music como Artista do Ano de 2025, graças aos milhões de minutos escutados globalmente ao longo do ano.

Com o reconhecimento da Variety coroando seus esforços, 2025 fecha um ciclo, e já aponta para o próximo, Tyler segue expandindo os horizontes do que um artista pode ser.

+++LEIA MAIS: Tyler, the Creator proíbe lançamentos póstumos em testamento: ‘É nojento’

+++LEIA MAIS: Tyler, the Creator anuncia ‘fim da sua marca’ de roupas

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Tyler the Creator