TZ da Coronel se inspira em Odisseu em novo show: 'O nível que eu e meus fãs merecemos'
Para a série de shows, o rapper apostou em tecnologia para oferecer aos fãs uma experiência diferenciada, além de falar sobre a aposta no funk
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 17/02/2025, às 10h45
TZ da Coronel é um dos representantes da nova geração do rap no Brasil. O artista, que acumula milhões de ouvintes, se prepara para uma nova etapa na carreia, com uma nova turnê — mais ousada no que diz respeito à narrativa e mais imersiva em relação à experiência que oferece aos fãs do artista.
Na música também é temo de experimentar: ele se prepara para lançar um funk chamado "Ela Não Quer Saber de Nada". A demanda pela exploração do gênero, segundo conta, já era uma demanda dos fãs. Veja a entrevista completa abaixo:
Rolling Stone Brasil: Por que escolheu a Fundição Progresso para começar a nova turnê?
TZ da Coronel: Eu escolhi a Fundição Progresso para dar início à minha turnê, porque eu considero um lugar muito importante e icônico pra música e pro rap. Todos os grandes artistas já se apresentaram lá, e eu, como um grande artista, quero iniciar minha turnê nesse local. Vai ser um marco necessário na minha carreira e no meu caminho trilhado até hoje.
RS: Como foi o processo de elaboração do espetáculo?
TZ: Está sendo um processo longo, com muitos ensaios e muita dedicação. Tem tomado boa parte do meu tempo, mas vai valer muito a pena. Eu espero que dê tudo certo e que todos gostem muito.

RS: O que te motivou a investir em tantos aparatos tecnológicos para os shows?
TZ: Chegou o momento de entregar um show do nível que eu e meus fãs merecemos. Desde novo, sempre assisti grandes apresentações e sonhava em um dia poder ter essa oportunidade. E agora chegou meu momento. Nessa tour, quero estar muito conectado com meus fãs e com tudo que construí até hoje. Vou entregar o meu melhor.
RS: Como isso te ajuda a contar a história que você quer transmitir no palco?
TZ: Isso me ajuda em muita coisa, tanto em inovação quanto em despertar emoções com algo novo, diferente do que eles já viram antes no meu show. Isso representa bastante o que eu quero passar: confiança, incentivo e coragem. Também é uma forma de demonstrar amor aos fãs. Estou trabalhando muito para vê-los felizes com a entrega do artista que eles tanto admiram.
RS: O show é inspirado na história de Odisseu. Como esse mito se relaciona com a sua própria história?
TZ: Isso, para mim, representa as lutas que um guerreiro tem que enfrentar para vencer sua batalha e alcançar sua conquista. Desde que comecei, sempre tive muitas pedras no meu caminho. Quem me acompanha desde o início sabe do que estou falando. Por isso, escolhi a história de Odisseu como analogia para minha nova turnê. Tive que ser frio e inteligente para me manter incorruptível diante de todas as armadilhas da vida e das pessoas tentando me parar até chegar ao meu objetivo.
RS: Pode explicar um pouco de cada bloco do show?
TZ: O show passa por diversos momentos da minha carreira. Cada bloco vai contar um pouco dessa história, desde quando iniciei, aos 14 anos, até os dias de hoje.

RS: Agora você volta ao funk com "Ela Não Quer Saber de Nada", o que te fez lançar essa música assim e não como um trap?
TZ: Posso dizer que isso é um presente à parte. Meus fãs sempre pedem lançamento de funk. Um dia, postei um vídeo cantando essa faixa só para descontrair, e todo mundo me pediu para lançar. Percebi que muita gente não conhecia essa música, que faz parte de um projeto do DJ Alle, e acabei decidindo relançar como um brinde (risos).
RS: Você pretende lançar mais funks?
TZ: Sim, pretendo. O funk também faz parte da minha trajetória e das minhas referências, não posso abandonar as raízes.
RS: A música ainda chega com um clipe, como foi o processo de gravação?
TZ: Foi bem maneiro! Teve um pouco de chuva no set, mas nada que tenha atrapalhado. Vocês vão curtir!
RS: Quais são os próximos passos do TZ da Coronel?
TZ: A tour vai passar por todo o Brasil e por alguns países da Europa, incluindo estados brasileiros e países inéditos que ainda não cantei, mas que vocês sempre me pedem nas redes sociais. Tenho muitos lançamentos planejados, e são músicas muito boas! Vai ter muito do TZda Coronel em 2025.

+++LEIA MAIS: Da selva para o mundo: Tz da Coronel lança novo álbum e mira carreira internacional
+++LEIA MAIS: Marcelo D2 e TZ da Coronel unem samba, rap e trap ao mundial de Breaking