Banda confirmou primeiras datas do que deve ser sua última excursão mundial; shows pontuais devem continuar ocorrendo nos anos seguintes
Publicado em 04/12/2024, às 16h09
Tornou-se relativamente comum no rock clássico um fenômeno curioso: bandas que anunciam sua despedida, com direito a uma turnê final… e se reúnem tempos depois. Kiss, Judas Priest, Scorpions e Mötley Crüe são alguns dos exemplos mais notórios. Ciente de tais pioneiros, o Uriah Heep resolveu cortar caminho.
A lendária banda de hard rock criada em 1969 confirmou que iniciará no ano que vem sua última turnê mundial — com direito a uma série de shows já confirmada no Brasil. Todavia, eles não irão se aposentar.
Em duas ocasiões diferentes, o guitarrista e único membro fundador remanescente, Mick Box, disse que o grupo deve apenas deixar de realizar tours mundiais. Apresentações ao vivo continuarão a ser realizadas, ainda que em ritmo menor e em ocasiões especiais.
Ele, que forma a banda ao lado de Bernie Shaw (voz), Dave Rimmer (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Phil Lanzon (teclados), disse em comunicado (via site Igor Miranda):
“Infelizmente, tomamos a decisão de encerrar turnês mundiais no ano que vem sob o título de ‘The Magician’s Farewell’. Nos próximos dois a três anos, pretendemos tocar em tantos lugares quanto possível e ver todos vocês pela última vez. Continuaremos a fazer shows, mas eles serão limitados a festivais, fins de semana e coisas assim. Mas as datas da turnê serão anunciadas a partir de fevereiro de 2025. Então esperamos ver todos vocês por aí.”
Em entrevista à Planet Rock (via Blabbermouth), mais detalhes foram compartilhados por Box. O guitarrista sequer menciona sua idade — 77 anos — como um impeditivo. Ele afirma:
“A turnê levará entre dois e três anos. Quando a concluirmos, ainda faremos festivais e shows de fim de semana, mas não mais longas turnês. Não acho que seja logisticamente possível agora. Os preços dos ônibus triplicaram. Fizemos 11 voos no mês passado e cinco deles foram cancelados. Está ficando muito difícil fazer essas coisas funcionarem.”
Ainda durante a entrevista, Mick revelou que ele e seus colegas devem compor e gravar material inédito em breve. Também é uma demonstração de que eles não devem parar por completo.
O Uriah Heep excursionará pela América do Sul no próximo mês de abril. Além de Uruguai, Argentina e Chile, o grupo realiza uma série de cinco shows pelo Brasil, com produção da Top Link Music. Confira a agenda:
— 04/04 - Montevideo, Uruguai @ Montevideo Music Box - Ingressos no site Redtickets
— 05/04 - Buenos Aires, Argentina @ Groove - Ingressos no site Tuentrada
— 06/04 - Santiago, Chile @ Teatro Teleton - Ingressos no site Eventrid
— 09/04 - Rio de Janeiro, Brasil @ Teatro Clara Nunes - Ingressos no site Meaple
— 10/04 - Porto Alegre, Brasil @ Opinião - Ingressos no site Sympla
— 11/04 - São Paulo, Brasil @ Tokio Marine Hall - Ingressos no site Ticket Master
— 12/04 - Curitiba, Brasil @ Ópera de Arame - Ingressos no site Meaple
— 13/04 - Belo Horizonte, Brasil @ Mister Rock - Ingressos no site Meaple
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.