Vocalistas durante a maior parte da existência da banda trocaram farpas na imprensa ao longo das décadas anteriores
Uma das rixas mais populares do rock reside entre David Lee Roth, vocalista original do Van Halen, e Sammy Hagar, seu substituto. A banda fez enorme sucesso com ambos, mas ambos sempre trocaram farpas na imprensa. Chegaram até a fazer as pazes e realizar uma turnê em parceria no ano de 2002, mas a relação azedou de vez após aquele trabalho conjunto.
Roth, na verdade, não costuma falar tanto sobre Hagar, especialmente nos últimos tempos. O inverso não se confirma: Sammy faz críticas ao colega de profissão em entrevistas até os dias de hoje.
+++ LEIA MAIS: Quando David Lee Roth mandou Gene Simmons se fo*** 18 vezes após crítica
Em 2021, ao conversar com o Washington Post (via Ultimate Guitar), Hagar, que cantou no Van Halen de 1985 a 1996 e de 2003 a 2005 revelou uma de suas críticas mais ácidas ao antecessor no posto. Na ocasião, ele disse que sequer respeita o trabalho de Roth por ele se preocupar em ser apenas uma celebridade, não um músico.
Ver essa foto no Instagram
“Somos muito diferentes. Sou casado desde jovem, tenho filhos e netos, sou um cara de família. Não uso drogas, não fico farreando até a morte. Levo meu trabalho a sério. Quando subo ao palco, estou em condições. Não tento ser uma celebridade, uma grande estrela. Só quero ser um artista bom o suficiente para ser aceito no mundo das celebridades.”
Nesse sentido, Sammy deixou claro que Diamond Dave age de forma completamente oposta.
“Acho que (para ele) tudo tem a ver com ser uma celebridade e ter algo que chame atenção. É um estilo diferente e eu não respeito a maneira como ele faz isso.”
Isso não significa, porém, que Sammy Hagar desrespeite o trabalho de David Lee Roth com o Van Halen. Até porque envolvia outras pessoas: o guitarrista Eddie Van Halen, os baixistas Michael Anthony (até 2006) e Wolfgang Van Halen (a partir de 2006) e o baterista Alex Van Halen.
“Respeito o que ele fez no Van Halen. Então, não me entenda mal. Ele foi ótimo para a banda e tem uma voz legal. Ele não canta bem mais, mas nos primeiros discos do Van Halen, ele era ótimo, soava ótimo, eu adorava a forma como ele cantava, a atitude e a persona dele.”
Em outra entrevista, agora de 2023, ao podcast Wild Ride (via site Igor Miranda), Sammy Hagar foi além e disse ter sentido constrangimento ao conferir como David Lee Roth tem cantado nos últimos tempos. Roth, vale lembrar, tem 68 anos de idade, enquanto Hagar está com 75.
“Ele é um showman, mas não cuida da própria voz. Nunca se cuidou, fez aulas ou aquecimentos vocais. Fiquei constrangido quando o vi cantar em suas últimas turnês.”
Em sua declaração, também fez críticas à personalidade do cantor, a quem substituiu no Van Halen.
“Ele não é uma pessoa divertida, não se dá bem com ninguém. Não sei qual é o problema. Parece que sempre está tentando fazer as outras pessoas ao redor se sentirem mal. Tentei fazer com que nos acertássemos, mas não adiantou.”