QUANTOS ANOS?

Veja como o Spotify calculou sua ‘Idade Musical’ — e aqui está a da Rolling Stone

O Spotify Wrapped deste ano bateu recordes de engajamento. Talvez porque encontrou uma nova forma de nos zoar

Tomás Mier

Idade Musical Spotify
Foto: Divulgação

A essa altura, sua página For You do TikTok e seus Stories do Instagram já foram inundados com pessoas compartilhando seus dados do Spotify Wrapped — o resumo habitual dos principais artistas, músicas e gêneros. Mas este ano, o Spotify adicionou uma reviravolta divertida que dominou as conversas: uma nova função de “Idade de Escuta”, que atribui aos usuários uma idade com base na música que consumiram em 2025.

“Idade é apenas um número. Então não leve isso para o lado pessoal”, o slide do Spotify avisa, antes de revelar a idade de escuta calculada de cada usuário.

Mas como exatamente o Spotify chegou a esse número? Marc Hazan, vice-presidente sênior de Marketing e Parcerias do Spotify, diz que os criativos, editores e cientistas de dados da empresa construíram a métrica de Idade de Escuta em torno do conceito de “pico de reminiscência”, a tendência de uma pessoa de gravitar em direção à música lançada durante sua juventude.

Para chegar lá, a plataforma de streaming analisou as datas de lançamento de cada faixa que uma pessoa ouviu este ano, identificou o período de cinco anos onde sua escuta estava mais concentrada em relação a outros ouvintes de sua idade real, e então levantou a hipótese do que esse período sugeriria se o usuário estivesse no final da adolescência ou no início da idade adulta quando aquela música foi lançada pela primeira vez.

Para este repórter (oi, eu, Tomás Mier), o Wrapped chegou a uma idade de escuta de 30 — não muito distante da minha idade real de 27 — porque eu estava “curtindo música do início dos anos 2010”. Para alguém que ouviu muita música dos anos setenta, porém, o Spotify levantou a hipótese de que seus anos formativos teriam sido por volta dessa época, chegando a uma idade de escuta de cerca de 63.

Fizemos uma enquete com a equipe da Rolling Stone sobre suas idades de escuta — e os resultados foram puro caos. Um editor de mídias sociais registrou 21, outro 78. O mais jovem foi 17, enquanto um de nossos editores-chefes chegou a respeitáveis 71. Até alguns de nossos funcionários mais jovens estavam “ouvindo como” quarentões ou septuagenários. A idade de escuta média da nossa redação? Muito respeitáveis 55 anos.

“O que inspirou a ideia da Idade de Escuta foi a percepção de que usuários da Geração Z e Geração Alpha têm mais probabilidade de ouvir música de diferentes gêneros e décadas do que usuários anteriores”, Hazan diz à Rolling Stone. “Então, achamos que seria divertido ‘envelhecer’ os ouvintes baseando-se apenas em seu gosto musical — seja isso significar que você ouve como um jovem de 17 anos ou como alguém de 85 anos.”

No X, vários posts e memes relacionados à Idade de Escuta rapidamente viralizaram, fazendo piada sobre o que a idade de escuta pode realmente significar sobre aqueles com idades muito distantes de sua idade real.

Um post com quase quatro milhões de visualizações dizia, “a idade de escuta do spotify dela era 19 seu doente”.

Outro dizia, “Acho que se sua idade de escuta no spotify wrapped é maior que sua idade real, isso é legal e bom e te faz inteligente e interessante. se sua idade de escuta está abaixo da sua idade real você precisa de uma avaliação psiquiátrica para entender por que você é do jeito que é”.

Até algumas estrelas entraram no caos da Idade de Escuta. Karol G registrou 51 graças ao seu amor pela música do início dos anos noventa. Gracie Abrams chegou a 73 porque ela estava mergulhada no final dos anos sessenta. E Charli XCX? Sua idade de escuta foi de 75. Tão Brat!

“Os Dados de Escuta fazem o que o wrapped faz de melhor – transformam hábitos de escuta em conversa. Todo mundo responde à sua Idade de Escuta de forma diferente”, diz Hazan. “Alguns adoram descobrir que tendem ao ‘velho’, outros riem ou se encolhem ao serem inesperadamente ‘jovens’. O ponto é gerar conversa e dar às pessoas espaço para se verem através de suas próprias lentes.”

Hazan diz que o recurso de Idade de Escuta tem sido um sucesso “que se destacou logo de cara” dos dados do Wrapped deste ano, que o Spotify revelou ser o maior até agora, alcançando 200 milhões de usuários e mais de 500 milhões de compartilhamentos em apenas 24 horas. Ontem, a plataforma também compartilhou seus dados de fim de ano, revelando que Bad Bunny foi o maior artista de 2025 globalmente com 19,8 bilhões de streams.

+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais ouvidas do mundo no Spotify em 2025

+++LEIA MAIS: As 10 músicas mais ouvidas do mundo no Spotify em 2025

TAGS: Spotify