Como a esposa de David Coverdale ajudou a transformar o Whitesnake em astros
À época namorada do vocalista, Tawny Kitaen se transformou na maior estrela da história dos videoclipes a partir de uma reunião singela para revisar storyboards
Pedro Hollanda
Após um início galgado no blues rock, o Whitesnake se transformou em uma das bandas de glam metal definitivas dos anos dourados da MTV. Seus clipes se tornaram quase tão icônicos quanto as canções. Grande parte da responsabilidade disso cai nos ombros de Tawny Kitaen, ex-esposa de David Coverdale falecida em 2021.
Nascida Julie Ellen Kitaen, a modelo já era uma figura conhecida dentro da cena da Sunset Strip porque apareceu na capa de Out of the Cellar (1984), álbum de estreia multiplatinado do Ratt, banda do seu então namorado, o guitarrista Robbin Crosby. Ela também atuou em alguns filmes B, assim como estrelou o longa A Última Festa de Solteiro (1984) com Tom Hanks.
Entretanto, sua imortalidade veio por acaso. Ela começou a namorar David Coverdale durante as gravações do álbum Whitesnake (1987), que alavancou o grupo ao sucesso mundial. O primeiro single do trabalho seria a canção “Still of the Night”, e o clipe já estava todo planejado sem sua participação. O papel da garota objeto da atenção do vocalista pertencia à supermodelo alemã Claudia Schiffer, ainda desconhecida.
Em entrevista de 2020 ao podcast Ouch, You’re In My Hair (via Blabbermouth), Kitaen contou sobre como acabou estrelando o clipe. Segundo ela, Coverdale a surpreendeu com a ideia na véspera.
Ela explicou
“Marty Callner, o diretor de todos os clipes do Whitesnake, tinha tudo planejado – tinha a garota, tinha tudo. Na noite anterior à filmagem, David me pediu: ‘Pode vir comigo até a casa do Marty, o diretor do vídeo? A gente precisa aprovar alguns storyboards [plano visual de uma história]’. A gente foi até essa mansão em Bel Air, ele abre a porta e antes mesmo de falar oi apontou pra mim e falou: ‘É ela’. E eu respondi: ‘Sou quem?’. Ele falou: ‘Você é a garota’. Eu já era uma atriz. Eu tinha recusado aparecer em clipes de outras bandas porque era atriz. A minha mentalidade era: ‘Eu não vou aparecer num clipe de rock. Você está brincando?’ Mas era o clipe do meu namorado, então eu pensei: ‘Tudo bem, eu já ajudei outro namorado nas capas do Ratt, por que não ajudar esse nos seus clipes?’.”
Reza a lenda que Kitaen substituiu Claudia Schiffer porque a alemã precisou cancelar em cima da hora por conflito de agenda. Entretanto, nessa mesma entrevista, a ex-senhora Coverdale diz ter sido escalada antes de dispensarem a outra modelo.
“Still of the Night” foi um sucesso na MTV e motivou a equipe do Whitesnake a colocar Kitaen em mais dois clipes do álbum: “Here I Go Again” e “Is This Love”. As canções se tornaram novos hits na televisão, chegando ao primeiro e segundo lugar das paradas americanas, respectivamente. Hoje, Whitesnake tem mais de 25 milhões de cópias vendidas pelo mundo.
Marty Callner, diretor dos clipes citados, garante que o álbum Whitesnake só fez sucesso graças a Tawny Kitaen. Em uma publicação nas redes sociais, feita no início de 2021 (via site Igor Miranda), ele disse:
“Quando conheci David Coverdale, nos encontramos para almoçar. Ele tinha 5 dólares e um preservativo em sua carteira. Não tinha seguro de carro e estava hospedado no hotel Mondrian (ele não tinha dinheiro, mas o dono gostava dele), cantando jingles e basicamente fora do mercado. Perguntaram se eu faria um clipe barato para o Whitesnake, porque a Geffen Records não tinha dinheiro para investir no projeto. Gostei da música e decidi ir em frente. Perto do final da filmagem, eu sabia que não tínhamos um clipe. Daí entrou Tawny Kitaen em minha casa, com David, e eu imediatamente perguntei se ela poderia estar no clipe.
Eu sabia que seria a camada perfeita. Ela tinha tanta magia, tanto carisma, era tão sexy, tão doce, eu a amei imediatamente. Pedi à Geffen US$ 35 mil para filmar Tawny em 16mm. Disseram ‘não’. Virei para minha esposa Aleeza e perguntei se deveríamos emprestar a eles o dinheiro para terminar o clipe. Ela disse: ‘se você acredita, faça isso’. Graças a Aleeza, o resto é história.”
Casamento e separação — da banda e do casal
Coverdale e Kitaen se casaram em fevereiro de 1989, nove meses antes do lançamento do álbum seguinte do Whitesnake, Slip of the Tongue (1989). A modelo e atriz apareceu somente em um clipe desse disco: “The Deeper the Love”.
Infelizmente, o trabalho não teve o mesmo sucesso do seu antecessor. Ao fim da turnê, em 1990, David declarou o encerramento da banda.
A esse ponto, ele e Tawny já estavam separados. O divórcio seria finalizado no ano seguinte. O Whitesnake voltou com o tempo, mas o casal, não. Kitaen faleceu em 2021, aos 59 anos, de problemas cardíacos potencializados por consumo de medicamentos.
+++ LEIA MAIS: Relembre todas as visitas do aposentado Whitesnake ao Brasil
+++ LEIA MAIS: Whitesnake chega ao fim após David Coverdale anunciar aposentadoria
+++ LEIA MAIS: Whitesnake virou tributo? Conheça o novo projeto autorizado por David Coverdale