“EXPERIENCE”

Whitesnake virou tributo? Conheça o novo projeto autorizado por David Coverdale

Enquanto banda principal está parada desde 2022, espécie de “homenagem oficial” terá apresentação única na Sérvia no próximo mês de agosto

Igor Miranda (@igormirandasite)

David Coverdale, vocalista do Whitesnake, em 2022
David Coverdale, vocalista do Whitesnake, em 2022 - Foto: Per Ole Hagen / Redferns

O Whitesnake não se apresenta ao vivo desde junho de 2022. A banda chegou a iniciar uma turnê de despedida, mas não a concluiu. Datas foram canceladas porque o vocalista e líder David Coverdale, 73 anos, sofreu uma infecção respiratória. Não houve reagendamento e o grupo, formado na Inglaterra e um dos mais populares do chamado hard rock oitentista, simplesmente hibernou.

Três anos depois, um anúncio curioso tem despertado a atenção dos fãs. Durante uma coletiva de imprensa em Belgrado, na Sérvia, a organização do Guitar Festival, agendado para acontecer em Kraljevica entre 28 e 30 de agosto, quatro integrantes da formação mais recente do Whitesnake anunciaram a criação de um tributo à própria banda.

O Whitesnake Experience reúne o vocalista Dino Jelusick (backing vocal e tecladista no grupo original), o tecladista Michele Luppi, o baterista Tommy Aldridge e o guitarrista Joel Hoekstra. Completam a formação o baixista Marco Mendoza, membro da banda de Coverdale entre 2003 e 2005, e o guitarrista Ivan Keller, que trabalha com Jelusick no projeto que leva seu sobrenome.

Dino, que participou da coletiva, evidenciou duas informações importantes a respeito da iniciativa. Primeiro: o próprio David Coverdale deu sua bênção para que os músicos se apresentassem dessa forma. Segundo: ao menos nas palavras do cantor de 32 anos, será apenas um show, no mencionado festival sérvio.

Durante o evento de imprensa (via Blabbermouth e site Igor Miranda), ele ainda disse:

“Estamos preparando um setlist especial com os maiores hits do Whitesnake. Cantar essas canções do meu ídolo de infância, David Coverdale, é uma honra e um prazer para mim. Embora eu tenha tocado com grandes nomes do mundo do rock nesse meio tempo, as músicas do Whitesnake são as que mais combinam comigo, e tocar com um grupo fantástico de músicos é puro hedonismo para mim.”

 

A movimentação surpreende, em especial, porque a chegada de Jelusick ao Whitesnake ocorreu, segundo rumores, para que ele auxiliasse Coverdale nos vocais principais durante a turnê de despedida. Em entrevista de 2023 ao Chris Akin Presents, o artista de origem croata disse que nunca ouviu nada a respeito disso diretamente do patrão, mas revelou que uma pessoa muito próxima confirmou a ele esta intenção.

Sobre o Whitesnake

Fundado em 1978, o Whitesnake surgiu a partir de um projeto solo de David Coverdale criado após o fim do Deep Purple, banda que havia integrado nos anos anteriores e com a qual gravou os álbuns Burn (1974), Stormbringer (1974) e Come Taste the Band (1975), na vaga deixada por Ian Gillan. O próprio cantor é o único integrante a ter participado de todas as formações, fortemente alteradas com o desenrolar do tempo.

Inicialmente, a sonoridade do Whitesnake transitava pelo blues rock. A partir do álbum Slide It In (1984), cuja turnê os trouxe ao Brasil pela primeira vez como atração do Rock in Rio 1985, as composições ficaram mais acessíveis e com características do hard rock/glam metal popular à época.

Seu álbum de maior sucesso é o trabalho homônimo conhecido como 1987, lançado no ano em questão. Estima-se que 25 milhões de cópias tenham sido vendidas mundialmente, no embalo de hits como “Is This Love?”, “Still of the Night”, “Here I Go Again” (regravação de uma faixa original de 1982) e “Give Me All Your Love”.

+++ LEIA MAIS: Whitesnake: o guitarrista que se lesionou e não pôde gravar o disco de sua vida
+++ LEIA MAIS: O roqueiro gringo que é fã improvável das pegadinhas de Silvio Santos
+++ LEIA MAIS: Como guitarrista do Whitesnake foi parar na banda da Cher
+++ LEIA MAIS: John Sykes, o guitarrista que mudou o Whitesnake
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: David Coverdale, Dino Jelusick, Joel Hoekstra, Marco Mendoza, Michele Luppi, Tommy Aldridge, whitesnake