HISTÓRIA REAL

Will Smith fala sobre tapa em Chris Rock em nova música; ouça

Cantor acaba de lançar Based on a True Story, seu primeiro álbum desde 2005

Por Andre Gee, da Rolling Stone

Publicado em 28/03/2025, às 17h15
Will Smith (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Will Smith (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)

Artigo publicado em 28 de março de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

Will Smith lançou nesta sexta-feira, 28, o álbum Based on a True Story. Na faixa de abertura do disco, “Int. Barbershop — Day”, o artista falou sobre as consequências mundiais do tapa que ele deu em Chris Rock durante o Oscar.

A música, com participação do DJ Jazzy Jeff e B. Simone, começa com vozes aleatórias conversando por meio de rimas. A primeira pessoa proclama: “Will Smith está cancelado!” Outro verso pondera: “Quem diabos Will Smith pensa que é?” enquanto o próximo detrator revela: “Eu nunca vou perdoá-lo por essa merda que ele fez.”

Smith faz referência direta ao seu relacionamento amargo com o Oscar após dar um tapa no então apresentador Chris Rock em 2022. "Ouvi dizer que ele ganhou o Oscar, mas ele teve que devolvê-lo / E você sabe que eles só o fizeram fazer essa merda porque ele é negro", diz a música — na verdade, ele não teve que devolver o prêmio de Melhor Ator que ganhou por seu papel em Rei Arthur.

Em outro trecho da canção, o artista canta: "Ele e Jada são loucos, garota, do que você está falando? / É melhor você manter o nome da esposa dele fora da sua boca."

O último verso foi a frase que ele falou a Rock depois que o comediante brincou sobre a alopecia de sua esposa Jada Pinkett-Smith. Então, Will Smith caminhou até ele e lhe deu um tapa antes de retornar ao seu assento. Mais tarde, ele retornou ao palco para receber seu prêmio de Melhor Ator. Pelo tapa, Smith foi banido de qualquer evento relacionado ao prêmio por 10 anos e renunciou à sua filiação à Academia do Oscar.

Em um pedido público de desculpas no dia seguinte, ele observou: "A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável." Ele também se desculpou em um vídeo.

Based on a True Story é o primeiro álbum de Smith desde Lost and Found, de 2005. O álbum de 14 músicas inclui participações de Big Sean, Teyana Taylor, Russ e Joyner Lucas, que anteriormente falou sobre trabalhar com Will Smith no projeto.

“Eu e Will estamos sempre criando”, disse Lucas. “Na verdade, temos muitos discos. Há muitos discos que fizemos. Adoro trabalhar com ele. Will é um cara incrível, com certeza.”

+++LEIA MAIS: A história da produtiva carreira de Will Smith na música

+++LEIA MAIS: Jada Pinkett confessa que tapa em Chris Rock reafirmou casamento com Will Smith