"AMO ESSE ÁLBUM"

O melhor disco do Oasis segundo Wolfgang Van Halen

Multi-instrumentista à frente do Mammoth e filho de Eddie Van Halen revela grande admiração pela banda dos irmãos Noel e Liam Gallagher

Guilherme Gonçalves

Wolfgang Van Halen em 2025
Wolfgang Van Halen em 2025 (Foto: Mike Coppola / Getty Images)

O multi-instrumentista Wolfgang Van Halen traz um sobrenome forte. Filho de Eddie Van Halen, desde cedo ele despertou interesse sobre seus atributos musicais e atualmente colhe os frutos do trabalho à frente no Mammoth, que acaba de lançar The End, seu terceiro disco.

Entre 2007 e 2020, Wolfgang também tocou no próprio Van Halen, banda que consagrou o pai e que chegou ao fim após a morte do mesmo, há cinco anos.

Dentre suas preferências, está uma banda que nem sempre encontrou aclamação nos Estados Unidos: o britânico Oasis, cuja turnê de reunião passou recentemente por Los Angeles, onde Wolfgang mora. Contudo, ele não conseguiu ir ao show — e lamentou.

Conforme relatou ao site Music Radar, o filho de Eddie Van Halen disse:

“Eles tocaram em Los Angeles dois dias depois que eu saí de lá e fiquei muito chateado por perder aquele show do Oasis. Espero que eles continuem com a turnê para que eu possa vê-los mais tarde. Noel (Gallagher) é um dos meus compositores favoritos, ele é simplesmente genial.”

No mesmo bate-bato, Wolfgang ressaltou que o repertório do Oasis vai além dos hits mais conhecidos, como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”.

“Definitivamente tem algumas coisas mais pesadas ali, mas geralmente as pessoas só pensam nos maiores sucessos. O Oasis é muito mais do que isso. Acho que, da perspectiva americana, muita gente tende a pensar neles como a banda do ‘Wonderwall’, mas quando estou no Reino Unido, é tipo: ‘Não, é toda a discografia’.”

O melhor álbum do Oasis para Wolfgang Van Halen

Inclusive, o músico de 34 anos revela que seu disco favorito da banda é um que raramente está entre os citados pelos fãs: Standing on the Shoulder of Giants, lançado em 2000 e que marcou uma mudança na sonoridade do grupo inglês:

“Eu adoro ‘Standing On The Shoulder Of Giants’. Esse é um dos meus álbuns favoritos. Eu amo esse álbum.”

Grande apreciador também de álbuns como Revolver (1966) e Abbey Road (1969), dos Beatles, Wolfgang brinca com a ascendência que a banda teve sobre o Oasis, em especial o vocalista Liam Gallagher:

“Bem, quando você assiste a algumas entrevistas que ele deu, às vezes parece que o Liam acha que também está nos Beatles! Mas, honestamente, eles são ótimos.”

Standing on the Shoulder of Giants traz músicas como “Go Let It Out”, “Who Feels Love?”, “Gas Panic” e “Sunday Morning Call”. Não repetiu o sucesso de seus antecessores, mas teve aproximadamente 3 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

+++ LEIA MAIS: Wolfgang Van Halen fala à RS sobre novo álbum do Mammoth, Alter Bridge e Brasil
+++ LEIA MAIS: Wolfgang Van Halen revela como homenageia o pai em todos os seus shows
+++ LEIA MAIS: Wolfgang Van Halen responde críticas de David Lee Roth: ‘Meu pai não está aqui para ser um alvo’

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.
TAGS: mammoth, Oasis, Wolfgang Van Halen