NOVIDADE

Woody Guthrie terá álbum póstumo com 13 faixas nunca ouvidas antes

Com registros feitos em casa e restaurados digitalmente, álbum resgata lado íntimo do cantor Woody Guthrie 58 anos após sua morte

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Woody Guthrie terá álbum póstumo com 13 faixas nunca ouvidas antes
Woody Guthrie terá álbum póstumo com 13 faixas nunca ouvidas antes - Cortesia livraria do congresso/ Getty Images

Um tesouro perdido da lenda do folk americano está prestes a ganhar o mundo Woody at Home, Vol. 1 & 2, um álbum com gravações caseiras nunca antes lançadas por Woody Guthrie (1912–1967), será lançado em 14 de agosto de 2025.

Em 1951, Guthrie recebeu um gravador doméstico Revere T‑100 Crescent (uma raridade para a época) e gravou 32 fitas em sua casa, em Nova Jersey. As gravações incluíam canções inéditas, versões alternativas de músicas clássicas e até interlúdios falados .

O projeto promete trazer 20 faixas musicais e 2 interludios falados, incluindo: 13 músicas que, até agora, só existiam em forma de letra. Um registro de Guthrie interpretando “This Land Is Your Land”, em uma das versões brevemente anotadas por ele . A faixa “Deportee”, disponibilizada em 14 de julho, data que marcaria o 113º aniversário do artista .

Apesar de sérios problemas de qualidade, pois as musicas tinham apenas um microfone equilibrando voz e violão, novas ferramentas de restauração permitiram limpar os áudios e ressaltar a voz do cantor, que viveu seus últimos anos sob os efeitos da doença de Huntington.

O problema de saúde hereditário, que afeta três em cada 100 mil pessoas, causa a morte de células do cérebro, levando a uma perda progressiva de coordenação motora, locomoção, movimentação e fala. 

O cantor, que foi induzido ao Songwriters’ Hall of Fame (1970) e ao Rock and Roll Hall of Fame (1988), recebe agora um testemunho adicional de sua influência duradoura .

FONTE: PEOPLE

LEIA TAMBEM: O real destino de Woody Guthrie após Um Completo Desconhecido

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: doença de Huntington, Vol. 1 & 2, Woody at Home, Woody Guthrie