Por que o rock ficou irrelevante por um tempo, segundo Yungblud
Cantor britânico atribui o renascimento do gênero a um senso maior de comunidade entre artistas da nova geração e seus antecessores
Pedro Hollanda (@phollanda21)
Após décadas de domínio cultural, o rock perdeu força nas últimas duas décadas em comparação a outros gêneros de música popular. Yungblud acredita que sabe o motivo para isso.
Em entrevista à rede indiana Zoom (via Ultimate Guitar), o cantor britânico expressou, inicialmente, como acha a figura do “salvador do rock” fundamentalmente errada. Isso porque, para ele, são sempre as cenas que impulsionam o gênero.
Ele afirmou:
“O rock sempre teve essa ideia maluca de que vai ser uma única pessoa que vai salvá-lo. Mas toda vez que o rock foi gigante para o mundo, foi sempre por causa de 10 artistas juntos. Veja o punk, o grunge, o rock ‘n’ roll, o blues, o metal. Toda vez que o rock prosperou, foi por causa de 20 artistas de uma vez, não de uma pessoa só.”

Quanto ao motivo para o que vê como uma renascença do rock, Yungblud deu crédito justamente a esse senso de comunidade. Segundo o músico, há uma união antes inexistente entre artistas:
“Eu sinto que o que é muito legal no rock agora é que, em termos de geração, estamos todos na mesma sintonia pela primeira vez em muito tempo. Eu cresci em uma loja de guitarras. Meu pai tinha uma loja de guitarras com meu avô. Então, eu cresci com o rock no meu sangue, está no meu DNA. E eu sinto que o rock se tornou irrelevante por um tempo porque não havia união dentro dele.”
Yungblud e o medo de soar igual
Outro aspecto que Yungblud apontou para a irrelevância do rock, desta vez em entrevista ao Loudwire (via Ultimate Guitar), é como artistas começaram a ter medo de soar iguais às suas influências. Para o cantor, isso não deveria ser algo a se esconder:
“O que torna nosso gênero tão bom é que viemos de algum lugar. Temos uma história. Temos um desenvolvimento. Rolling Stones pegaram de Muddy [Waters]. Beatles pegaram de Buddy Holly. Buddy Holly pegou de Bo Diddley e Screamin’ Jay Hawkins, e assim por diante. Black Sabbath pegou dos Beatles. Ozzy [Osbourne] era o maior fã de [John] Lennon… Minha coisa favorita é Oasis. Sim, ‘Cigarettes and Alcohol’ é ‘Get It On’ do T. Rex, e daí?”
Segundo o músico, a desconexão com o passado fez o rock perder sua potência. Agora que a nova geração parece em paz com seus antepassados e disposta a dialogar, Yungblud afirmou ver o gênero evoluir novamente.
+++ LEIA MAIS: Yungblud fala sobre Ozzy, Aerosmith — e seus próximos passos
+++ LEIA MAIS: O jovem rockstar que Steven Tyler admite ser igualzinho a ele
+++ LEIA MAIS: Os 5 melhores discos de todos os tempos para Yungblud